Grupo Planalto de comunicação

Luiz Marenco: a voz que preserva a identidade gaúcha Cantor e político, Luiz Marenco se tornou um dos maiores expoentes da música nativista, levando a tradição do Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo

Foto: Tio Prenda

Com mais de 30 anos de carreira, Luiz Rogério Marenco Ferran, conhecido artisticamente como Luiz Marenco, consolidou-se como um dos principais intérpretes da música nativista. Natural de São Jerônimo, no Rio Grande do Sul, ele iniciou sua trajetória profissional em 1988, participando de festivais que ajudaram a difundir a cultura regional.

Dono de uma discografia extensa, com 29 obras lançadas, entre CDs e DVDs, Marenco percorreu diversos estados brasileiros e países como China, Argentina, Uruguai e Paraguai, dividindo palco e gravações com grandes nomes do folclore sul-americano, como Santiago Chalar, Pepe Guerra, Antonio Tarragó Ros e Ramon Ayala.

Suas influências vão desde os grandes nomes do cancioneiro regional, como Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarany, até vozes marcantes como a de Alfredo Zitarrosa e João de Almeida Neto.

Além do reconhecimento musical, Marenco foi premiado no Prêmio Açorianos de Música, uma das principais premiações culturais do estado, destacando-se como intérprete de música regional.

Atualmente, além da carreira artística, Luiz Marenco atua na política como deputado estadual no Rio Grande do Sul, ocupando o cargo de 3º secretário da Assembleia Legislativa.

Com seu canto enraizado nos valores, hábitos e costumes do povo gaúcho, Luiz Marenco segue sendo uma referência da música nativista, mantendo viva a essência e a identidade cultural do Rio Grande do Sul.

Facebook
Twitter
WhatsApp