Em meio à expectativa pelo anúncio do novo pacote de ajuste fiscal, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou as pastas envolvidas nas medidas de corte de gastos do governo federal, incluindo o Ministério da Defesa no plano de contenção. Lula tem uma reunião agendada para esta quarta-feira (13), às 15h, com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no Palácio do Planalto. O encontro visa discutir os impactos e detalhes da inclusão dessa pasta no ajuste fiscal.
Na última segunda-feira (11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que o presidente solicitou a inclusão de mais uma pasta no plano, mas, na ocasião, não especificou qual seria. A Fazenda, porém, confirmou posteriormente que o Ministério da Defesa passaria a integrar as medidas de ajuste. A decisão reflete o compromisso de Lula em buscar um equilíbrio fiscal, abrangendo áreas que historicamente ficam de fora dos cortes.
Além da reunião com Múcio, Lula também se encontrará com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, às 11h, e, ao longo do dia, com outros ministros e autoridades estratégicas. Entre eles estão Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, e o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, além do secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza.
O novo pacote fiscal do governo Lula busca conter os gastos públicos e reduzir o déficit orçamentário, medida considerada fundamental pela equipe econômica para garantir o crescimento sustentável do país.