Grupo Planalto de comunicação

Lula autoriza nomeação de 1.434 novos servidores em 20 órgãos federais Custo total em 2025 é de R$ 378 milhões

Evaristo SA/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou três decretos que autorizam a nomeação de 1.434 novos servidores públicos aprovados em concursos. As vagas serão distribuídas por 20 órgãos da administração pública federal.

A previsão é que as nomeações tenham um custo de cerca de R$ 378 milhões aos cofres públicos em 2025, valor que já estava reservado no orçamento federal.

Órgãos com maior número de vagas

Entre as autarquias e ministérios contemplados, o Banco Central (BC) é a instituição que receberá o maior número de novos servidores, com 200 nomeações.

Em seguida, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) terá 175 novos servidores integrados. O terceiro órgão com mais vagas preenchidas é o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), que receberá 122 pessoas.

Os demais órgãos que receberão novos concursados incluem:

  • Agências Nacionais: Águas e Saneamento Básico (ANA), Aviação Civil (Anac), Energia Elétrica (Aneel), Telecomunicações (Anatel), Transportes Aquaviários (Antaq), Transportes Terrestres (ANTT) e Vigilância Sanitária (Anvisa)
  • Outros órgãos: Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi)
  • Ministérios: Cultura, Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Justiça e Segurança Pública, Relações Exteriores, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Meio Ambiente e Mudança do Clima e Povos Indígenas
Facebook
Twitter
WhatsApp