O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou na tarde desta segunda-feira (10) Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Alexandre Padilha (PT-SP) como novos ministros da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e da Saúde, respectivamente. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, oficializou as mudanças anunciadas no fim de fevereiro dentro de uma nova reforma ministerial que Lula implementa.
Em janeiro, Lula nomeou Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha de 2022, como ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) no lugar do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
Padilha reassume o Ministério da Saúde, que comandou entre 2011 e 2014, no lugar de Nísia Trindade. Lula decidiu fazer a troca porque desejava “mais agressividade na política” e “agilidade” na pasta.
Acompanharam a posse também os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP). Além disso, também estiveram presentes os governadores da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e de Mato Grosso, Mauro Mendes (União).