O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (28) que “ricos não querem pagar Imposto de Renda, mas vão ter que pagar”. Em entrevista à Record Minas, ele destacou que o Congresso deve votar na próxima semana a isenção do imposto para quem recebe até R$ 5 mil, além da criação de uma alíquota de 10% sobre rendimentos anuais superiores a R$ 1 milhão.
Lula voltou a exaltar a aprovação da reforma tributária, que começará a vigorar em 2027 e que ele classificou como “possivelmente a mais moderna de qualquer país do mundo”. Segundo o presidente, o feito foi conquistado em um cenário político adverso, graças à articulação com diferentes partidos no Congresso.
“É fácil governar quando você tem maioria. Eu tenho 70 deputados em 513, nove senadores em 81. Com aliados de esquerda, 130. Com os outros aliados que construí, consigo maioria”, afirmou. “Sou agradecido porque aprovamos 99% do que queríamos, inclusive algo inédito neste país: uma reforma tributária.”
De acordo com Lula, projeções de institutos de pesquisa e do vice-presidente Geraldo Alckmin indicam que as mudanças permitirão que a economia brasileira cresça acima de 12% ao ano, de forma sustentada, nos próximos anos.