O governo federal vai adotar, a partir da próxima semana, o slogan “Do lado do povo brasileiro” em suas peças publicitárias. A nova marca substitui “União e Reconstrução”, usada desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
O anúncio ocorreu nesta terça-feira (26), durante reunião ministerial no Palácio do Planalto. Lula e auxiliares usaram bonés com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, reforçando a mensagem de defesa da soberania.
De acordo com integrantes do governo, a etapa de “união e reconstrução” já teria sido cumprida. O novo slogan pretende marcar a reta final do mandato, com foco em justiça social, fortalecimento da democracia e ações voltadas ao “cuidado com as pessoas”.
Críticas a Trump e ao Congresso
Na mesma reunião, Lula criticou a política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que o Brasil não aceitará “desaforo, ofensas e petulância de ninguém”. Segundo ele, o país está aberto ao diálogo, mas sempre em “condições de igualdade”.
O presidente também atacou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos Estados Unidos desde março. Para Lula, a atuação do parlamentar junto ao governo norte-americano para a aplicação de sanções contra o Brasil representa “possivelmente, uma das maiores traições que uma pátria sofre de filhos seus”. Ele defendeu que o Congresso inicie um debate sobre a cassação do mandato de Eduardo.