Grupo Planalto de comunicação

Lula quer biocombustíveis na pauta de exportação Parada da Rota Sustentável COP 30 em Brasília (DF) contou também com a presença do vice-presidente e ministros, que destacaram papel dos biocombustíveis na agenda estratégica global do Brasil

Fotos: Tauan Alencar

A Be8 e a Mercedes-Benz conduziram hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília, uma parada histórica da Rota Sustentável COP30 — com ampla visibilidade para a pauta de exportação de combustíveis renováveis do país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a vocação brasileira em liderar pelo exemplo a transição energética e reafirmou a qualidade dos biocombustíveis nacionais. “Quem sabe a gente possa exportar isso aqui para o mundo. Quem sabe a gente importa caminhão e exporta [biocombustível] para a Alemanha”, disse Lula durante o evento.

Idealizada pela Be8, maior produtora de biodiesel do Brasil, em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil, a Rota Sustentável COP 30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade, mostrando na prática como os biocombustíveis podem reduzir emissões imediatamente, sem necessidade de grandes investimentos ou mudanças estruturais. Os caminhões e ônibus movidos a Be8 BeVant® — novo biocombustível 100% renovável produzido no Brasil — e a biodiesel B15, vão percorrer 4.000 km desde Passo Fundo (RS) até Belém (PA), sede da COP 30.

O Instituto Mauá de Tecnologia, amplamente reconhecido no Brasil, ficará responsável por acompanhar e auditar o procedimento de cálculo e o método de ensaio do consumo dos veículos envolvidos na Rota Sustentável COP 30.

“Hoje é um dia muito importante para a Be8, porque aqui em Brasília nós fizemos uma parada da caravana sustentável rumo à COP30 e demonstramos o nosso compromisso com o tema da sustentabilidade”, disse Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8. Ele pediu ao presidente o apoio, junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e à Apex Brasil para colocar os biocombustíveis como uma pauta de exportação para o Brasil. O presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, Denis Güven, também participou do evento na capital do país.

Nova Indústria Brasil

Para o vice-presidente e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, a Rota é “um exemplo da nossa Nova Indústria Brasil (NIB): inovadora, competitiva e sustentável. Parabéns a todos que contribuem para esse avanço. O Brasil é referência mundial em biocombustíveis, com 15% de biodiesel e 30% de etanol misturado à gasolina”. “Somos um exemplo para o mundo”, completou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, abordou o leque de oportunidades propiciadas pela aprovação da Lei do Combustível do Futuro. “Os biocombustíveis representam o equilíbrio da balança comercial do agronegócio brasileiro, produzido através da soja, do milho, do etanol, que protagoniza o etanol no Brasil, e isso é muito importante para o equilíbrio da balança comercial brasileira. Mas, principalmente, a oportunidade que a gente vê a liderança do presidente Lula em mostrar para o mundo o potencial que o Brasil tem para descarbonizar o planeta”, frisou.

“Estamos demonstrando o potencial do biodiesel para o mundo! Começamos em Passo Fundo, onde tivemos na Rota o Dia da Indústria do Biodiesel, passamos por São Bernardo, no Dia da Indústria Automotiva, e hoje, fazemos uma parada obrigatória aqui em Brasília, mostrando para o Governo Federal a importância deste tema. Daqui a alguns dias, chegaremos a Belém, na COP 30, onde todos os países do planeta poderão ver de perto que estamos prontos para comandar a transição energética”, completou Battistella.

Participaram ainda da reunião o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Renato Dutra; o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz, Luiz Carlos Gomes de Moraes; e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges.

Sobre a Be8 

A Be8 é uma empresa líder em produção de biodiesel, com a produção de mais de 900 milhões de litros do biocombustível, com foco global em energias renováveis para implementar novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Com foco em uma produção que garante um futuro com recursos naturais, a empresa faz entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta.

A Companhia é integrante da holding ECB Group e foi fundada em 2005. A sede da Companhia fica em Passo Fundo (RS) e contamos com escritórios administrativos em São Paulo (SP), em Cuiabá (MT), em Genebra, na Suíça e em Dubai (Emirados Árabes Unidos), responsáveis por comercializar a nossa produção de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).

Facebook
Twitter
WhatsApp