Grupo Planalto de comunicação

Lula recepciona chefes de Estado para a Cúpula da COP30 em Belém do Pará A Cúpula de Líderes é um evento preparatório para a COP30, que começa na próxima segunda (10)

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu, nesta quinta-feira (6), em Belém, mais de 40 chefes de Estado e de governo para a Cúpula de Líderes — encontro preparatório para a COP30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que será sediada pela capital paraense em 2025.

No total, representantes de mais de 100 países participaram do evento. Entre as principais presenças estavam os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, além do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. O príncipe William representou o rei Charles III.

Por outro lado, os presidentes Donald Trump (Estados Unidos), Xi Jinping (China) e Javier Milei (Argentina) não compareceram à cúpula.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), também estiveram presentes líderes e representantes de diferentes níveis de governo — de chefes de Estado e vice-presidentes a ministros, embaixadores e dirigentes de organismos internacionais, como Banco Mundial, OMS, OMC, ONU-Habitat e UNICEF.

Entre os destaques da lista, figuram nomes como Gabriel Borić (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Pedro Sánchez (Espanha), Friedrich Merz (Alemanha), Ding Xuexiang (China), Dilma Rousseff (NDB), Tedros Adhanom (OMS) e Ngozi Okonjo-Iweala (OMC).

A Cúpula de Líderes marca o início das discussões internacionais rumo à COP30, reforçando o papel do Brasil na agenda climática global e destacando a Amazônia como símbolo central no debate sobre sustentabilidade e preservação ambiental.

Facebook
Twitter
WhatsApp