A campanha Maio Amarelo foi destaque no programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1). Estiveram no estúdio Raquel Rubio, coordenadora da Escola Pública de Trânsito Eloy Fiebig; e o agente Emerson Drebs – há vários anos, eles se dedicam às campanhas de conscientização e para a paz no trânsito de Passo Fundo.
Em programa apresentado por Luiz Carlos Carvalho, foram destacadas as ações deste ano da campanha que traz como lema em 2025: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Raquel Rubio apontou que no Brasil a cada 23 segundos uma pessoa perde a vida em decorrência de acidentes de trânsito. O Maio Amarelo é um momento para pensarmos como sociedade o que podemos fazer para reduzir acidentes e construir um sistema viário mais seguro”.
A coordenadora ressaltou três comportamentos de alto risco que frequentemente são naturalizados: o uso do celular ao volante, o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir e o transporte inadequado de crianças. “Quem de vocês já olhou o celular enquanto dirigia? Ou bebeu só um copo de cerveja e pensou que não teria problema? Esses hábitos estão entre os que mais matam no trânsito”, alertou.
Emerson Drebs convidou a população a participar da programação do Maio Amarelo. No dia 30 de maio, haverá uma ação especial junto ao Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso). No dia seguinte, 31 de maio, haverá uma simulação de acidente na Escola Pública de Trânsito Eloy Fiebig, localizada no Bairro Cohab II. Vários setores da segurança pública estarão integrados para demonstrar a importância da conscientização do público para as ocorrências.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: