O número de aposentados e pensionistas que já receberam de volta valores descontados de forma indevida em seus benefícios do INSS chegou a 1,64 milhão, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Previdência Social. O dado corresponde a 98,5% das 1,66 milhão de pessoas que firmaram acordo de reparação com o governo.
O volume deve aumentar nos próximos dias, já que mais de 2,43 milhões de beneficiários estão aptos a aderir ao programa. Até agora, 68,6% formalizaram a solicitação e praticamente todos receberam o pagamento, que é feito sem exigência de documentos adicionais ou dados bancários. A expectativa é que cerca de 700 mil pessoas ainda façam a adesão, recebendo os valores em até três dias.
Podem participar aposentados e pensionistas que contestaram os descontos e não obtiveram resposta da entidade ou associação responsável no prazo de 15 dias úteis. A adesão é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, além das agências dos Correios. O telefone 135 segue disponível para consultas, mas não para registrar a adesão.