A Prefeitura de Passo Fundo está realizando a modernização da iluminação pública através da instalação de luminárias em LED no município. Conforme o secretário adjunto de Transportes e Serviços Gerais, Cícero Martins, Passo Fundo possui aproximadamente 21 mil pontos de iluminação. “Com o programa de modernização da iluminação pública já foram instalados até o momento 3.137 das 11.000 luminárias que devem ser instaladas até o final de 2024, sendo que bairros como Xangri-Lá, Ipiranga, Santa Rita, Santa Maria II, Cohab Secchi, Jardim América, Coronel Massot, Ricci, São Cristóvão II, Copacabana, Leonardo Ilha, Canaã já contam com a iluminação 100% em LED”, conta Martins.
O secretário frisa que a empresa contratada segue as instalações nos bairros São José, Petrópolis e Edmundo Trein, sendo que mais bairros e vias serão incluídos ao longo do programa. Ainda dentro do programa também foram executadas vias como Frei Caneca, Dr. Álvaro Severo de Miranda, Av. Rio Grande, Av. Moacir da Motta Fortes, Teixeira Soares, Dr. Gelson Ribeiro, Rua São Sebastião e todo o entorno do Hospital Beneficente César Santos. “Ao longo dos anos em torno de 1.280 luminárias foram instaladas pelas equipes do município em vias como General Osório, Duque de Caxias, Ângelo Preto, Miguelzinho Lima, Minas Gerais, Aspirante Jenner, João Catapan, Parobé, entre outras. No programa de eficiência energética em parceria com a RGE foram instaladas 506 luminárias nas ruas Paissandu, Uruguai, Morom, XV de Novembro, Cap. Eleutério, Gen. Neto, Cel. Chicuta, Gen. Canabarro e Cel. Pelegrini”, declara.
Martins aponta que com a qualificação das ciclovias na cidade, já foram instaladas 407 luminárias, número que ainda estão em expansão devido a obra do Parque Linear da Av. Brasil e de projetos futuros como a Ciclovia do Bairro Secchi que se encontra no cronograma para realização de projeto. “Até o momento 26% do parque de iluminação pública da cidade está com LED, após a conclusão da segunda etapa do projeto de modernização ainda neste ano de 2024 a estimativa é de que o município tenha cerca de 13.213 luminárias LED instaladas representando 62% da iluminação da cidade em LED”, pondera o secretário.
De acordo com Martins, ainda no ano de 2024 acontecerá a reforma da iluminação de quatro praças da cidade, sendo elas Tamandaré, Antonino Xavier, Ernesto Tochetto e Capitão Jovino. Estas somarão o quantitativo de 246 luminárias LED. Nas obras da Scarpelini Ghezzi (394), Av. Araucária (226) e Av. Presidente Vargas (772); quando finalizadas serão somadas 1.638 luminárias LED ao quantitativo da cidade.
Segundo o secretário a substituição de luminárias de vapor de sódio por luminárias LED oferece diversas vantagens. “Podemos citar a eficiência energética, sendo que luminárias em LED consomem significativamente menos energia em comparação com luminárias de vapor de sódio, proporcionando uma redução notável nos custos de eletricidade. Vida útil prolongada, já que as luminárias LED possuem uma vida útil mais longa em comparação com luminárias tradicionais, reduzindo a necessidade de substituições frequentes e os custos associados economizando tempo e recursos. Uma melhor qualidade de luz e vida, porque, luminárias LED oferecem um melhor controle da distribuição da luz, bem como uma qualidade de luz melhor, proporcionando uma ótima visibilidade bem como o realce das cores, o que é especialmente benéfico para áreas públicas e estradas, trazendo um amplo uso do espaço público noturno, transpassando uma maior sensação de segurança com ambientes melhores iluminados. E ainda a instantaneidade, visto que as luminárias LED acendem instantaneamente sem a necessidade de tempo de aquecimento, proporcionando iluminação total imediatamente após a ativação”, argumenta Martins.