Grupo Planalto de comunicação

Major Alessandro Vicente Bauer assume comando do 7º Batalhão de Bombeiro Militar

Aconteceu nessa sexta-feira (14) a solenidade de passagem e assunção de Comando do 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Passo Fundo. O ato aconteceu na Sede da guarniç/ao, com a presença de inúmeras autoridades.  Na ocasião, o atual Comandante do 7º Batalhão de Bombeiros de Passo Fundo, Tenente Coronel Ricardo Mattei Santos transmitiu o cargo para o Major Alessandro Vicente Bauer.

A história de Bauer no Corpo de Bombeiros está especialmente ligada ao Município de Erechim, que pertence ao 7º BBM, do qual assumiu o cargo de Subcomandante em 2018. Mais recentemente, no último mês, ocupou o Comando do 11º Batalhão de Santo Ângelo. 

Em sua despedida, o Tenente Coronel Mattei que esteve dois anos à frente do 7º BBM, destacou um trabalho de grande esforço “o qual não realizamos sozinhos, pois contamos com homens e mulheres, profissionais que vestem a farda e que trabalham com uma única motivação que é trabalhar e servir a comunidade”, salientou, destacando os inúmeros projetos que tiveram continuidade, como é o caso do quartel no bairro Petrópolis, cujas obras estão entrando na última etapa, “o que representa a realização de um desejo nosso e da comunidade, pois, através do quartel da Petrópolis, que deverá ser o mais moderno do Corpo de Bombeiros do Estado, conseguiremos dar um aporte maior ao município, através de duas unidades, diminuindo o tempo resposta, principalmente para aquela região da cidade”, enfatizou. O Tenente Coronel Ricardo Mattei Santos assume a Companhia Especial de Busca e Salvamento em Porto Alegre.
Assumindo o Comando do 7º BBM, o Major Bauer falou da responsabilidade e do compromisso em dar sequência aos trabalhos já desenvolvidos pelo Batalhão. “Estou muito feliz e ciente que tenho uma grande responsabilidade, frente a 134 municípios que integram essa fração, mas temos um planejamento estratégico muito bem definido, vamos dar sequência aos projetos que vem sendo realizados pelos comandantes anteriores e a nossa missão de salvar e proteger vai ser executada em todos os cantos da nossa área territorial”, garantiu Bauer.
Em nome dos 21 vereadores, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alberi Grando parabenizou o Tenente Coronel Mattei pelos trabalhos realizados, “sempre muito comprometido diante das responsabilidades do 7º Batalhão e desejo êxito diante desse novo desafio que ele terá na Capital, ao mesmo tempo que, ao novo Comandante, Major Bauer, desejo sucesso e coloco o Poder Legislativo à disposição na continuidade dos trabalhos e novos projetos que venham em benefício da nossa comunidade”, salientou Grando. 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul tem suas missões definidas pela Constituição Estadual e abrangem a prevenção e combate a incêndios, as buscas e salvamentos e as ações de defesa civil.
Completando 74 anos de fundação em Passo Fundo, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar teve sua primeira fração instalada no Município no dia 26 de dezembro de 1949.
Atualmente, atende 134 Municípios distribuídos em sua área de ação, com unidades localizadas em Passo Fundo, Carazinho, Sarandi, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Soledade, Erechim, Guaporé, Lagoa Vermelha, Getúlio Vargas e Nonoai.
Passo Fundo conta com um quartel situado na Rua Independência – Centro, que mantém uma guarnição para o combate a incêndio, salvamento, resgate, uma estrutura administrativa do Batalhão e uma Seção de Segurança Contra Incêndio. No Aeroporto Regional Lauro Kortz possui uma equipe de combate a incêndio e acidentes aeroportuários, bem como prevenção de pousos e decolagens. No bairro Petrópolis, o quartel está em fase de ampliação e contará com uma estrutura física destinada a análise de projetos de prevenção contra incêndio da Região Planalto e Norte do RS, além da guarnição de combate a incêndio.
Em 2022, o 7º BBM foi o Batalhão que mais atendeu ocorrências no Estado, somando 12.773 ocorrências, com 2.220 atendimentos a incêndios, 1.531 atendimentos de buscas e resgates e 2.577 ações preventivas. O Batalhão também se destacou, no mesmo período, pelo número de atendimento pré-hospitalares, um total de 6.417, sendo referência nesse tipo de atendimento precursor no RS nessa atividade.

Foto: Comunicação Digital/CMPF
Facebook
Twitter
WhatsApp