Uma trajetória marcada por determinação, inspiração e liderança na construção de espaços em universidades, ecossistemas de inovação e no ambiente empresarial. Com uma personalidade intensa e atuação expressiva na sociedade, a presidente-executiva do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, compartilhou sua trajetória na reunião-almoço Personalidades, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Passo Fundo, nesta quarta-feira (22), no Clube Comercial.
Diante de uma plateia formada por autoridades, lideranças empresariais e políticas, representantes de entidades, imprensa e convidados, Márcia resgatou sua história sob quatro pilares que se conectam com sua personalidade e faz alusão ao mês de outubro: o Outubro Rosa (de autocuidado feminino), o Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças (12/10), o Dia do Professor (celebrado em 15/10) e o Dia da Inovação (celebrado em 19/10).
Márcia apresentou sua trajetória de vida desde a infância em Forqueta, no interior da Serra Gaúcha, até a chegada em Passo Fundo, cidade que conquistou seu coração e impulsionou sua carreira. Ela relembrou que, desde pequena, já aprendia com lições de vida na sua família e também na escola. Foi nesse período, também, que que despertou a sua vocação e o desejo de assumir papéis de liderança. Com três irmãos, casada com Eduardo Capellari e mãe de dois filhos, Yuri e Pedro, Márcia destacou com carinho a importância das relações pessoais e familiares, sobretudo com as mulheres importantes da sua vida, Dona Noemi (nona) e a sua mãe Marlene.
“Fui criada num ambiente educativo, mas eu era “indomável” naquela época. Minha nona deixava os filhos em casa e ‘fugia’ para estudar na cidade. Ela me ensinou muito, foi a primeira professora da nossa família, me dava conselhos. Ela dizia para estudar, para me qualificar, porque no fim das contas é sobre valor, e não sobre preço, para que eu pudesse voar, mas sem esquecer de onde vim. Isso ficou na minha mente. A adulta que me tornei tem muito das frases dela, de cuidar da nossa mente, porque é o metro quadrado mais caro que existe. Ao revisitar, hoje, percebo que todos esses ensinamentos me moldaram como ser humano, enquanto identidade”, descreve.
Em Passo Fundo, Márcia concluiu o ensino médio, se formou em Ciência da Computação e conseguiu seu primeiro emprego. Na cidade, também ingressou como professora da Atitus Educação (IMED, na época) e iniciou sua atuação na inovação aberta e empreendedorismo junto ao Instituto Aliança Empresarial. Márcia também possui Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Doutorado em Administração e Negócios pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Além disso, ela também divide sua atuação como vice-presidente da Semente Negócios e a participação na Lídera – Associação de Mulheres Empreendedoras.
Com uma trajetória sólida, marcada pelo empreendedorismo, pela inovação aberta e pela atuação estratégica em grandes iniciativas, Márcia se destaca pelo olhar visionário para o desenvolvimento de novos negócios. Hoje, lidera um dos principais ecossistemas de inovação do Sul do Brasil e integra relevantes debates sobre desenvolvimento regional e o fortalecimento do setor. Para além das raízes e vínculos pessoais, Márcia encontrou pessoas que também transcendem a relação profissional, as quais cruzaram seu caminho e se tornaram grandes amigas nesta jornada.
“A gente destina alianças em quem a gente admira e confia. Hoje, estou vinculada ao legado dessa região, com vários projetos conectados pelo Pacto pela Inovação, com a atuação pelo Instituto Aliança Empresarial. A gente quer deixar um legado. Entendo que nessa transformação de experiência humana, uma das coisas mais importantes é olhar para a experiência do passado, resolver problemas atuais e deixar um solo fértil para o futuro, para nossos filhos desenvolverem novos projetos. Hoje eu entendi o meu papel nessa história, da minha forma de contribuir, lançando foguetes, porque isso é um trabalho em equipe, numa grande família”, pontuou.
Homenagem reconhecida
O presidente da CDL Passo Fundo, Evandro da Silveira Pereira, destacou a trajetória de Márcia Capelari em sua fala. “A Márcia é uma pessoa que está em diferentes espaços, mas ela está presente nestes ambientes pela sua capacidade, sua competência, pelos espaços que ela conquista, cada vez mais, de maneira efetiva. Hoje temos a oportunidade de conhecer uma história linda e contagiante”, declarou.
O presidente da Rede de Farmácias São João e founder do Instituto Aliança Empresarial, Pedro Brair, enalteceu a força de vontade e a determinação de Márcia Capellari. “Não é fácil ser mãe, esposa, líder, empresária e mobilizadora. Todos estão aqui para te aplaudir, Márcia, porque é merecido. É uma trajetória linda que merece esse destaque”, frisou.
Quem é Márcia Capellari
Presidente-executiva e uma das fundadoras do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari é Cientista da Computação, Doutora em Administração, Mestre em Educação e especialista em projetos de inovação. Integra conselhos como o Instituto UbyAgro, FAPERGS, ICE/Coalizão pelo Impacto, além de atuar como vice-presidente do conselho da Semente Negócios.
Docente e pesquisadora da Atitus Educação, liderou a criação de grupos de investimento e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Márcia também é uma das fundadoras da Lídera – Associação de Mulheres Empreendedoras, além de investidora e articuladora de fundos para negócios inovadores, como integrante do Fundo Sororitê/SP.











