Grupo Planalto de comunicação

Margaret Thatcher morre na Inglaterra

Morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos Margaret Thatcher, primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990. Ela foi uma das figuras dominantes na política inglesa no século XX e o seu “thatcherismo” ainda influencia políticos até hoje.

A carreira política começou cedo. Em 1959 foi eleita parlamentar pela região de Finchley, no Norte de Londres. Então premiê, Edward Heath nomeou Thatcher como secretária do Departamento de Educação e Habilidades em seu governo de 1970. Em 1974, Thatcher desafiou Heath para a liderança do partido e, para a surpresa de muitos, ganhou, sendo eleita líder do Partido Conservador e a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido. Já em 1979, chegou ao poder e tornou-se a primeira-ministra do Reino Unido.

Ao longo da carreira política, travou uma disputa com a Argentina, o que lhe rendeu uma vitória na Guerra das Malvinas, em 1982, e garantiu apoio necessário para a eleição do ano seguinte. Em 1987, Thatcher conquistou um terceiro mandato no cargo. 

A britânica era uma defensora da privatização das indústrias estatais e serviços públicos, reforma sindical, redução de impostos e redução da despesa social. As políticas de Thatcher conseguiram reduzir a inflação, mas o desemprego aumentou drasticamente durante seus anos no poder. Nas relações extetiores, cultivou uma estreita relação política e pessoal com o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, e foi apelidada pelos soviéticos de “Dama de Ferro” – pela sua forma de governar.

Thatcher não falava em público desde 2002, quando os médicos desaconselharam a presença diante de audiências após uma série de pequenos derrames que deixaram como sequela confusões ocasionais e perdas de memória.

A filha Carol escreveu em suas memórias, publicadas em 2008, que nos piores momentos Thatcher tem dificuldades para terminar as frases e esquece que o marido, Denis, faleceu em 2003.

Fonte: G1

Facebook
Twitter
WhatsApp