Uma das principais rodovias do estado, a BR-285, que liga a fronteira com a Argentina à região nordeste do Rio Grande do Sul, está em extremo abandono quanto sua manutenção e limpeza. O matagal já toma conta das margens da estrada principalmente na zona urbana de Passo Fundo, e isso já está refletindo negativamente no fluxo de trânsito uma vez que muitos motoristas têm sua visão prejudicada em pontos da rodovia como trevos e acessos à cidade.
No trevo do bairro São José, zona de norte de Passo Fundo, muitos acidentes já aconteceram em virtude da falta de limpeza do matagal. “Eu já testemunhei muitos acidentes aqui, porque as pessoas que querem entrar na cidade não conseguem enxergar os veículos que vêm no sentido contrário. E de noite é pior ainda, porque não existe iluminação pública aqui”, afirma Oilson Tortelli, que possui oficina mecânica há mais de 10 anos em frente ao trevo.
A reportagem da Planalto AM tentou fazer contato com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), mas não obteve atendimento.











