O MDB gaúcho deu a largada para 2026 e firmou posição à pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini durante o lançamento da série “Pelo Rio Grande – Para continuar fazendo história”. O encontro mobilizou cerca de 500 filiados, entre os quais líderes históricos, parlamentares, dirigentes e militantes de cinco regiões do estado neste sábado, 14 de junho, em Campo Bom.
Alicerçado por uma trajetória política de quase 60 anos, marcada por quatro governos que promoveram importantes transformações estruturais, sociais, culturais e econômicas no Rio Grande do Sul, o partido inicia a sua movimentação rumo às próximas eleições com foco no futuro.
Na abertura do encontro, o presidente do Diretório Estadual, deputado Vilmar Zanchin, afirmou que o MDB tem atributos que lhe colocam como um dos principais atores da disputa eleitoral do ano que vem, como sua história, credibilidade, coragem e serviços prestados ao RS.
Com a marca de partido que governa para a maioria da população do Estado – quase três milhões de gaúchos (25% do RS) –, Zanchin pediu foco total aos correligionários nos próximos desafios. Além de eleger o novo governador do Rio Grande do Sul, a legenda tem a meta de ampliar a sua representação na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. “Ao longo dos anos, demonstramos a nossa capacidade de governar e a responsabilidade com o Rio Grande. E hoje, mais uma vez, nos colocaremos à disposição com o nome do vice-governador Gabriel Souza sustentado por uma forte nominata de deputados”, pontuou Zanchin.
Vice-presidente da sigla, o ex-senador José Fogaça também enalteceu a história. “Nosso partido não pode fugir do seu passado, do seu compromisso e de sua linha de conduta. Sempre atuou como ponto de equilíbrio, procurando cooperação para produzir resultados”, disse. Com visão nos próximos desafios, afirmou que o MDB mantém a sua história, mas vai além: se oxigena e se prepara para o futuro. “Temos aqui neste palco uma geração histórica. Pedro Simon, o grande farol da política brasileira, e Gabriel Souza, um jovem brilhante e com enorme capacidade”, mencionou Fogaça.
Giovani Feltes, prefeito de Campo Bom e anfitrião do encontro, reforçou as palavras de Zanchin e de Fogaça. “Com todo o respeito às outras siglas, mas que outro partido tem 60 anos de história e se mantém tão atual?”, questionou. E completou: “Nossa legenda promove concórdia, pacificação e tem tudo para ter Gabriel Souza como o futuro governador do Rio Grande do Sul . É 15. É MDB em 2026”.
Aos 95 anos de vida – com sua trajetória política marcada pela luta democrática e o desempenho de funções de deputado, senador, ministro da República e governador do Estado -, Pedro Simon também prestou o seu apoio à pré-candidatura de Gabriel Souza. “Tenho grande expectativa na caminhada deste jovem. Será um candidato de primeira grandeza. Estamos tranquilos porque com ele a vitória irá de chegar”, garantiu Simon.
Durante toda a programação do encontro de Campo Bom dezenas de oradores se revezaram no palco principal para registrar mensagem de apoio à pré-candidatura de Gabriel Souza ao Governo do Estado, entre os quais líderes das cinco regiões, dos prefeitos e vices, dos vereadores, das mulheres, da juventude, do afro, do diversidade, da cultura e do movimento comunitário.
COMPROMISSO COM O FUTURO
Ao chegar ao encontro ovacionado pelos correligionários, o vice-governador Gabriel Souza falou sobre os valores e compromissos do partido com o futuro do Rio Grande do Sul. Mencionando à série “Pelo Rio Grande” – que percorrerá 10 macrorregiões pelo interior e que culminará num grande Congresso Estadual no final do ano da Capital – o vice-governador mencionou que acredita no poder da política feita com responsabilidade, planejamento e proximidade com as pessoas. “Para seguir fazendo história, precisamos continuar investindo em capital humano, educação, resiliência climática e liberdade econômica — sempre com os olhos voltados para quem mais precisa”, destacou Gabriel Souza.
Militante do MDB desde aos 15 anos, o vice-governador mencionou a contribuição da sigla com o RS. “O equilíbrio fiscal é um dos pilares para garantir liberdade econômica e justiça social. O MDB teve coragem de enfrentar momentos difíceis, fazendo reformas duras, mas necessárias, para reequilibrar as contas do Estado e abrir caminho para um novo ciclo de desenvolvimento.
Se referindo ao momento atual, frisou que hoje o estado é referência em liberdade para empreender, com menos impostos, menos burocracia e mais oportunidades. “Seguimos firmes também no compromisso com os que mais precisam, com uma política social libertadora, que não prende as pessoas à pobreza, mas oferece caminhos reais para a superação das desigualdades. Esse é o legado que queremos preservar e aprofundar para seguir fazendo história”, finalizou Gabriel Souza.
NOMINATA DEPUTADOS
O encontro de Campo Bom reuniu as Coordenadorias da Grande Canoas, Metropolitana e Vales do Gravataí, do Paranhana e dos Sinos. Juntas, as cinco regiões somam 2,8 milhões de eleitores, onde o MDB atua com cinco prefeitos – incluindo a Capital e a própria cidade anfitriã –, três vice-prefeitos e 70 vereadores.
Fonte: Assessoria MDB