Grupo Planalto de comunicação

Médica cubana chega a Ernestina pelo programa Mais Médicos

Nos próximos dias, a comunidade ernestinense contará com os serviços de uma profissional estrangeira dedicada a Estratégia de Saúde da Família. A médica cubana Vidaimi Dominguez Blanco, que por aproximadamente um mês, já no Brasil, estudou o funcionamento do SUS e habituou-se à língua portuguesa, clima e costumes, chegou ao município. Nos próximos dias ela será integrada à equipe da UBS – Unidade Básica de Saúde – e conhecerá a comunidade ernestinense, para então iniciar os trabalhos no local. Ela também residirá em Ernestina.

“Nosso município, como a maioria dos outros da região, historicamente sofre com a falta de médicos para as equipes de Estratégia de Saúde da Família. Agora, numa atitude ousada do Ministério da Saúde e dos municípios, contamos com este reforço de médicos estrangeiros”, comemora a secretária de Saúde de Ernestina, Adriana Voigt. “Esses médicos vêm para reforçar a atenção básica, ou seja, todos os profissionais que hoje atuam na UBS continuarão a atender normalmente”, esclarece, ao falar de como estes profissionais irão agregar no atendimento à população.

Além de Voigt, o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, também participou nessa quinta-feira (17), em Porto Alegre, da cerimônia de encerramento da semana de acolhimento deste quarto ciclo do programa Mais Médicos no Rio Grande do Sul. Com esses médicos que chegaram agora no Estado, 1.065 profissionais já foram contratados pelo programa do governo federal e distribuídos por 378 municípios gaúchos. O programa possui vários critérios que devem ser seguidos pelos municípios e pelos profissionais.

Facebook
Twitter
WhatsApp