Grupo Planalto de comunicação

Medicina da UPF recebe nota máxima em avaliação do MEC A avaliação é um processo que analisa diferentes dimensões da formação universitária, como o projeto pedagógico do curso, a qualificação e dedicação do corpo docente, a organização e gestão acadêmica, além da infraestrutura física e tecnológica disponibilizada aos estudantes

Foto: UPF (divulgação)

O curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu conceito 5, nota máxima, na mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC). O resultado expressa a excelência acadêmica, a qualidade da formação médica e a inovação no ensino da saúde.

A avaliação conduzida pelo MEC é um processo que analisa diferentes dimensões da formação universitária, como o projeto pedagógico do curso, a qualificação e dedicação do corpo docente, a organização e gestão acadêmica, além da infraestrutura física e tecnológica disponibilizada aos estudantes. Também são considerados os impactos sociais e regionais das atividades desenvolvidas pela Universidade, especialmente no campo da saúde pública e comunitária.

De acordo com o coordenador do curso, professor Pérsio Stobbe, o resultado traduz o empenho coletivo da comunidade acadêmica. “A nota 5 na avaliação do MEC para o curso de Medicina representa excelência acadêmica, colocando o curso como uma referência nacional de qualidade no ensino, infraestrutura e gestão. Essa pontuação máxima é resultado de um processo rigoroso de avaliação que considera diversos fatores, como projeto pedagógico, corpo docente, gestão, qualificação dos professores, qualidade da infraestrutura e o impacto social do curso. Ele é trabalhado pensando no nosso objetivo final, que é o estudante de Medicina e o médico que ele se tornará”, destaca.

O reconhecimento também reflete o trabalho conjunto entre a Universidade e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Instituição parceira que há mais de cinco décadas é cenário de prática e campo de estágio para os estudantes. Segundo o superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, o hospital tem papel essencial na formação médica e multiprofissional. “Atualmente, o Hospital São Vicente de Paulo é referência em média e alta complexidade para uma população superior a dois milhões de pessoas, abrangendo cerca de 300 municípios. Essa abrangência macrorregional tem se expandido ao longo dos anos, consolidando o HSVP como um dos principais centros de atendimento especializado do sul do Brasil. O Hospital São Vicente de Paulo é certificado como Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, consolidando seu papel como centro formador de excelência. Atua como cenário de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, oferecendo estágios curriculares na Graduação, Pós-graduação, Residência Médica e Multiprofissional”, ressalta.

Desde 1970, o HSVP mantém convênio com a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), contribuindo para a formação de mais de 3 mil médicos, além de profissionais de diversas outras áreas da saúde.

 

Com mais de cinco décadas de história, a Escola de Medicina da UPF é reconhecida pela formação de profissionais éticos, críticos e comprometidos com a saúde e a vida. A nota máxima reforça essa trajetória e consolida o curso entre os melhores do país, reafirmando o papel da Universidade como referência em educação médica.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp