O produtor rural é um munícipe que custa barato à administração municipal. Tendo estrada está a contento. Diferente do morador da cidade que cobra coleta de lixo, iluminação pública, limpeza urbana, além dos serviços básicos de saúde e educação, o homem do campo se conforma com pouco. Mesmo assim, sofre com problemas de trafegabilidade.
O clima já esteve tenso entre agricultores e a administração municipal de Passo Fundo. A categoria esteve a ponto de colocar as máquinas agrícolas em frente a prefeitura municipal por causa da falta de conservação das estradas. O manifesto estava com data agendada, mas o prefeito Luciano Azevedo reuniu-se, secretamente, de última hora, com as lideranças do Sindicato Rural, na sede da Acisa, assumiu compromisso de realizar melhorias no interior e o protesto foi suspenso. A administração municipal já enfrentava um piquete de servidores grevistas na frente da prefeitura .
A partir daí algumas obras foram realizadas o que reduziu a tensão entre as partes. A prefeitura colocou asfalto em alguns pontos críticos no interior, construiu algumas pontes novas, realizou cascalhamento para o escoamento da safra. O produtor Erni Lago, coordenou uma reunião na noite dessa quinta-feira, onde esteve presente o secretário do interior Antonio Bortolotti, além de outros assessores do Executivo. Lago, lamentou a ausência do prefeito Luciano. Disse que por diversas vezes o encontro foi transferido justamente na tentativa de ter o chefe do Executivo, mas não foi possível. Mesmo assim, não poupou elogios às obras que foram realizadas no interior. Disse que há muito tempo o interior não recebia um tratamento como está tendo agora. Elogiou pessoalmente alguns operadores de máquinas que estavam presentes.
O presidente Paulo de Tarso, concorda que a situação está melhor no interior, embora ainda existam dificuldades. Alguns produtores destacaram dificuldades pontuas em determinados trechos de estradas e pontes. João Della Méa, disse esperar que a melhora nas estradas não sirva de acomodação para as autoridades municipais e disponibilizou caminhões para ajudar no transporte de cascalho.
O secretário Bortolotti, falou que estará recebendo mais uma patrola em 30 dias. A secretaria tem atualmente, duas patrolas, cinco caminhões, uma draga, duas retros e dois compactadores que encontram-se estragados.
Ficou agendada uma nova reunião para a primeira quinta-feira de fevereiro do ano que vem para tratar novamente das estradas.