A revitalização da Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias de Passo Fundo, está transformando 5,2 quilômetros da via entre a rua General Canabarro e o Trevo de acesso a RS-324, também conhecido como Trevo do Ricci, em um projeto de grande escala promovido pela Prefeitura de Passo Fundo por meio de empresa contratada.
O prefeito Pedro Almeida ressaltou a importância dessa obra para a cidade. “Esta é uma intervenção essencial para a mobilidade urbana e, especialmente, para a qualidade de vida na região, com uma infraestrutura que faz a diferença no cotidiano das pessoas. Estamos próximos de concluir a fase contratada e planejamos avançar ainda mais no próximo ano,” afirmou o prefeito.
Nesta semana, as obras incluem a fresagem do asfalto antigo no trecho entre as ruas Itapetininga e Camilo Ribeiro. “Estamos concretando a ciclovia, instalando iluminação em LED e iniciando a sinalização nas áreas já liberadas. A obra na Avenida Presidente Vargas está em fase de conclusão nesse segmento, oferecendo mais alternativas de mobilidade urbana e melhor qualidade de vida,” destacou o secretário de Obras, Rubens Astolfi.
Cronograma e Infraestrutura
Além da nova pavimentação, o projeto engloba melhorias no sistema de drenagem pluvial, iluminação em LED, paisagismo, sinalização viária e pontos de ônibus com estrutura em concreto. O canteiro central também será alargado, e a ciclofaixa atual será convertida em uma ciclovia de quase cinco quilômetros.
Desenvolvido pelas secretarias municipais de Obras, Planejamento e Segurança Pública, com a participação do Fórum de Mobilidade Urbana, o projeto conta com um investimento total de R$ 23 milhões e trará benefícios a toda a extensão da Avenida Presidente Vargas.