Na manhã desta terça-feira (6), a Mesa Diretora de 2026 realizou sua primeira reunião na Sala da Presidência. Na oportunidade, os parlamentares traçaram a linha de trabalho a ser cumprida durante o período e os principais objetivos. Dentre eles estão uma maior aproximação da comunidade pelo Parlamento e a valorização dos vereadores. O encontro contou com a participação do novo Procurador-Geral da Casa, Rodrigo Borba, do Diretor Geral da Casa, Evandro Zambonato, e da nova Chefe da Comunicação Institucional, Márcia Machado.
O presidente da Câmara, vereador Luizinho Valendorf (PSDB), reforçou para os membros da Mesa a importância de empreender ações que aproximem ainda mais o Parlamento da população. Desse modo, ele sugeriu que fossem realizadas quatro Sessões Plenárias itinerantes em alguns bairros da cidade, com o propósito de acolher demandas das respectivas localidades, além de discutir e votar matérias em tramitação. “Vamos alinhar essa ideia junto com os vereadores para que possamos ter os encaminhamentos direto dos moradores”, comentou.
O vice-presidente da Casa, vereador Edson Nascimento (Progressistas), endossou o propósito da aproximação da Câmara com a comunidade e reforçou a importância do respeito às pessoas ao recebê-las nos gabinetes. “é muito importante o cuidado e o respeito com todos que vêm aos nossos gabinetes, pois são quem nos trazem suas demandas”, completou.
Os demais integrantes da Mesa presentes também fizeram suas ponderações reforçando a valorização do Legislativo como instituição e pontuando a aproximação da comunidade como forma de integração. Eles entendem ser um desafio pessoal, mas ao mesmo tempo, uma maneira especial de dialogar com a população.
Luizinho ainda salientou que a Câmara deve sempre reforçar seu protagonismo. “Todos os projetos que passam por aqui são amplamente discutidos pelos vereadores e, em muitos casos, são melhorados. Por isso devemos sublinhar o protagonismo do Parlamento neste ano”, pontuou. Sobre as sessões itinerantes, ele frisou o contato direto com a população. “As Sessões Legislativas Ordinárias nos bairros servirão para que possamos ir às comunidades, ouvir as pessoas, e, principalmente, aproximar os nossos vereadores da comunidade”, completou.
Também participaram da reunião o 1º secretário, vereador Felipe Manfroi (PSD), o 2º secretário, vereador Gilmar Fuga Jr. (PSB) e o 4º secretário, vereador Iriel Sachet (Podemos).
Sessão Plenária itinerante
Durante a reunião foi definido que a primeira das Sessões Plenárias fora da Câmara será realizada no próximo mês de março











