Com duas linhas de pesquisa, Programa está inserido em uma região com forte vocação agroindustrial
Um dos mais recentes Programas de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Ciência e Tecnologia de Alimentos, abre processo seletivo para ingresso de uma nova turma. Criado com a intenção de formar lideranças técnico-científicas para atuar no desenvolvimento de alimentos a partir de novas tecnologias e ingredientes, o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos tem inscrições abertas até 30 de novembro pelo site www.upf.br/pos.
Destinado a egressos de cursos de graduação como Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Química, Farmácia, Agronomia, Medicina Veterinária, Nutrição e Ciências Biológicas, o curso deseja favorecer melhorias de produtos e processos em alimentos, com visão integrada da importância para o homem, segurança alimentar e responsabilidade ambiental.
São duas as linhas de pesquisa: em Processos biotecnológicos e não convencionais na produção de alimentos e ingredientes, que estuda a obtenção de bioprodutos para uso na indústria de alimentos, cultivo de microalgas para aplicação em bioenergia e exploração de suas potencialidades funcionais na indústria de alimentos, uso de novos processos tecnológicos com vistas à melhoria da qualidade de produtos alimentícios e uso de ingredientes funcionais para o desenvolvimento de produtos alimentícios; e Qualidade e propriedades funcionais de alimentos, que deseja realizar a avaliação e controle de qualidade físico-química, microbiológica e sensorial de matérias-primas e produtos alimentícios, alterações durante o processamento de alimentos e caracterização da aplicação de novos ingredientes e produtos para o desenvolvimento de alimentos com propriedades funcionais e nutracêuticas.
De acordo com o coordenador, Dr. Luiz Carlos Gutkoski, o Programa está inserido em uma região com forte vocação agroindustrial, e a UPF é polo gerador de conhecimentos, tecnologias e inovação na área de ciência e tecnologia de alimentos. “Iniciamos as atividades em abril de 2014, momento em que o curso de graduação em Engenharia de Alimentos comemorava 15 anos de criação, com corpo docente qualificado e inserido na pesquisa, com atuação em programas de pós-graduação da UPF e instituições externas, o que possibilita a elaboração e a aprovação de projetos junto aos órgãos de fomento, a publicação de trabalhos em revistas de relevância científica e a orientação de alunos capacitados a atuarem na melhoria de produtos e processos alimentares”, explica.
Informações
O mestrado tem duração regular de 24 meses e o início das aulas está programado para 2015. O PPGCTA oferecerá benefícios financeiros da Capes/Prosup e da Fundação UPF, de acordo com a política institucional e em conformidade com edital específico. Informações sobre a estrutura curricular e corpo docente, bem como o edital contendo datas e detalhes do processo seletivo podem ser acessados no endereço eletrônico http://www.upf.br/ppgcta.