Grupo Planalto de comunicação

Metalúrgicos: setor de reparação de veículos fecha acordo salarial em 9,5%

 Após mais de dois meses de negociações salariais entre o Sindicato dos Metalúrgicos e o sindicato patronal do setor de reparação de veículos, a acordo coletivo foi fechado de forma positiva, a categoria teve importantes itens da pauta de reivindicações proposta contempladas.

Conforme o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Ailton Araújo, “o índice de reajuste dos salários fechou em 9,5% e o piso regional passa a ser R$ 902,00, o equivalente a 10% de aumento sobre o piso de maio de 2012 e 7,5% de aumento sobre o piso regional. Ficou acordado também que haverá uma antecipação de reajuste de 1,5% a partir de novembro.Nas empresas que não possuem CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, aquelas com menos de 20 trabalhadores, os sindicatos passam a ter o direito de fiscalizar as condições de saúde dos metalúrgicos. Um outro avanço foi sobre o cálculo do adicional de insalubridade. A partir de agora, o adicional de insalubridade será calculado sobre o piso da categoria e não mais sobre o salário mínimo”, declarou Araújo.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo representa em torno de 1.500 trabalhadores do setor de reparação de veículos em Passo Fundo e região.

Já os setores de máquinas agrícolas e indústria, seguem sem avanço de acordo salarial e as mobilizações devem continuar, também não se descarta paralisações e até greve.  

Facebook
Twitter
WhatsApp