Grupo Planalto de comunicação

MetSul alerta para risco de chuvas fortes, enchentes e granizo no RS Início da primavera traz instabilidade entre a segunda e a quinta-feira. Metade Sul do Estado deve ser a região mais atingida

Foto: GUSTAVO VARA/PREFEITURA DE PELOTAS

A semana que começa e que marca o começo da primavera será de muito alto risco no Rio Grande do Sul e em áreas do Centro para o Norte do Uruguai. Conforme a MetSul Meteorologia, existe a previsão de chuva excessiva a extrema, alagamentos, inundações, cheias de rios, enchente e temporais frequentes com muitos raios e elevada probabilidade de granizo de variado tamanho.

A chuva já atinge pontos mais ao Sul do estado até o final deste domingo, mas a instabilidade mais intensa vai ocorrer entre segunda e o começo da quinta-feira. Será o maior episódio de chuva no Rio Grande do Sul desde o fim de abril e o começo de maio, que levou às enchentes catastróficas no estado no outono. A abrangência e os volumes no episódio de chuva, entretanto, tendem a ser menores que os do desastre de meses atrás.

Diferentemente de meses atrás, este episódio de chuva excessiva vai afetar mais áreas do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul, de forma que a Metade Norte não vai ser atingida por acumulados extremos de precipitação, o que vai livrar bacias como Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e outras do risco de enchentes. A instabilidade, embora já tenha início neste domingo, deve se intensificar muito no Sul e no Oeste e do Rio Grande do Sul entre esta segunda e o começo da quinta-feira com muita chuva e temporais frequentes com raios e queda de granizo.

Fonte: MetSul Meteorologia
https://metsul.com/semana-de-alto-risco-chuva-extrema-risco-de-enchentes-e-muito-granizo/ .

Facebook
Twitter
WhatsApp