Grupo Planalto de comunicação

Missão Cidade Educadora: professora da rede municipal compartilha experiência em forma de poesia Mara Regina Soares de Souza foi convidada pela Planalto News para avaliar a viagem.

Foto: Arquivo Pessoal

Sobre a Missão Cidade Educadora.

O que é missão?

Entre outros significados podemos dizer que “é um conjunto de pessoas a quem se confere uma tarefa”, e essa tarefa foi dada e cumprida.

Embarcamos em uma viagem à Suíça com 5 embaixadores juvenis, mães, professores e comissão organizadora com o intuito de levar até Genebra um pouco sobre nossa cidade, Passo Fundo, a qual é uma cidade Educadora…

E que apresentação… Nossos embaixadores foram gigantes e cumprirem muito bem sua missão.

Deu para ver lágrimas escorrendo pelo rosto de quem os estava escutando, foi sensacional.

Aprendemos muito, tanto com nossos jovens, quanto com os passeios muito bem organizados.

Ao conhecermos novas culturas sofremos uma evolução; e que evolução foi essa…quanto conhecimento…

Tivemos aulas de História ao conhecermos um pouco sobre as batalhas travadas em Genebra. Aula de ciências e a evolução dessa, ao visitarmos o Museu de Ciências. Botânica,Biologia  toda a vez que admirávamos os belos e coloridos canteiros de flores presentes em cada “esquina” nos caminhos de Genebra e o Jardim Botânico então…. Nossa… um verdadeiro “colírio para os olhos”. Arte, ao contemplarmos cada fonte de água com seu designe , suas esculturas e formas distintas. O Museu de História  de Genebra uma verdadeira viagem da pré história ao mundo moderno. Poder apreciar obras de Picasso, isso será inesquecível… e tantas outras vistas nos livros de história e arte e elas ali ao alcance de nossas mãos… Ah!  isso é imensurável.

A imponência dos deuses gregos, egípcios.. ali  a apenas um passo. Indescritível….

Aula de geografia toda a vez que nosso guia tirava de sua sacola mágica um mapa e nos explicava com orgulho e brilho nos olhos o significado de cada traçado…

Foi uma viagem…, ou melhor… foi a viagem…

Uma viagem no tempo quando conhecemos, um pouco, sobre o importante papel da Cruz e Lua vermelha, papel importantíssimo na vida de muitas pessoas.

Viajamos no tempo sempre que entrávamos nas casas imponentes, que mais pareciam castelos… ou foram castelos, e ficávamos imaginando as mulheres da época com seus vestidos elegantes descendo as escadas e indo ao encontro de seu tão esperado príncipe, encaminhando-se ao meio do salão para mais uma dança;

Que viagem…

Uma viagem que ficará para sempre no coração de cada integrante do grupo. Uma viagem que fora registrada por nossas câmeras, mas a beleza maior  ficará dentro de cada um, guardado em nossa memória, e toda a vez que fecharmos os olhos  vivenciaremos o que foi a magnitude dessa  missão, desse projeto.

Uma viagem que uniu professores, mães, alunos, equipe de reportagem e organizadores Quantos olhares, quanta troca de experiência, quantas confidências– e quanto cuidado, quanto zelo, quanta dedicação a equipe organizadora teve para  com cada um de nós. Formamos sim, uma grande família.

Com certeza trouxemos um pouco da Suíça em nós, mas deixamos um pouco de nós na Suíça.

Por onde passávamos éramos vistos, que por nossa figura de turista, querendo registrar tudo; quer por nossas conversas altas, por nossas risadas que por vezes ecoavam nos caminhos de Genebra.

Foi uma semente lançada que começou a desabrochar, e que ela se espelhe e contagie outros estudantes para que percebam que sonhar faz parte de nossa existência e realizar se faz possível quando realmente acredito no que quero e vou em busca com determinação, conhecimento e fé., pois como disse Jim Rohn

 “O conhecimento é o poder que transforma sonhos em realidade”…

Por: Mara Regina Soares de Souza / Professora de Língua Portuguesa

 

Facebook
Twitter
WhatsApp