Na primeira agenda oficial da missão internacional do Governo do Estado, deputados, secretários e empresários no Japão, a comitiva gaúcha foi recebida na manhã e tarde desta segunda-feira (18) em Shiga, província coirmã do RS, pelo governador Taizo Mikazuki e autoridades locais.
No ano que vem, o acordo de irmandade entre os dois estados completará 45 anos. O governador Mikazuki reforçou a importância dos laços de amizade entre as duas localidades, e se solidarizou com o povo gaúcho pelas perdas causadas pelas enchentes de maio passado. Leite e Mikazu assinaram um termo de cooperação conjunta reafirmando a parceria entre os dois Estados. O governador de Shiga ainda realizou uma doação simbólica ao Rio Grande do Sul no valor aproximado de um milhão de ienes, em solidariedade ao povo gaúcho.
Leite agradeceu a recepção calorosa ao grupo do RS e destacou a importância do estreitamento da relação entre as duas regiões. Ele destacou a expertise da província japonesa em questões relacionadas à resiliência climática, entre outras áreas, e pontuou que a parceria entre Shiga e o RS é fundamental para que o estado possa ter os melhores subsídios para o enfrentamento de fenômenos naturais extremos. Leite e Mikazuki também falaram sobre o interesse de ambos estados em avançar na cooperação mútua em áreas como educação, tecnologia, inovação e gestão hídrica.
O governador Mikazuki aproveitou para anunciar que irá ao Rio Grande do Sul em 2025 para a celebração dos quadragésimo quinto ano de irmandade com o RS. Após a recepção, a comitiva gaúcha fez um passeio pelo lago Biwa, o maior do Japão, a bordo de um barco chamado “Rio Grande”. A embarcação foi batizada com este nome em 1984, em homenagem ao acordo de fraternidade entre os dois estados firmado quatro anos antes pelo então governador gaúcho Amaral de Souza. Durante o trajeto pelas águas japonesas, um dos pontos altos foi o momento em que alguns dos anfitriões entoaram, em uníssono, uma das canções mais clássicas do tradicionalismo gaúcho: Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, do compositor Jader Moreci Teixeira, o Leonardo.
Representando o Legislativo gaúcho, a agenda foi prestigiada pelo presidente do parlamento, Adolfo Brito (PP), pelo líder do governo, Frederico Antunes (PP), pelos deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), Thiago Duarte (União), Airton Artus (PDT) e Vilmar Zanchin (MDB). O secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, e o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Luciano Boeira, também participaram do encontro diplomático.
Na sequência, a comitiva foi recebida no Aquabiwa, um centro de operações modelo que centraliza o gerenciamento dos sistemas de controle contra as enchentes na província.
O primeiro modelo de contenção instalado na cidade foi o de eclusas, em 1896, após uma enchente de 200 dias que vitimou 29 pessoas. As autoridades japonesas informaram que há 10 anos passaram a implementar, em Shiga, quatro estratégias coordenadas para evitar inundações: controle do fluxo das águas por eclusas, diques e barragens; evacuação de áreas de risco; coleta temporária de água em campos, florestas e áreas verdes e limitação da construção de moradias em áreas mais suscetíveis às enchentes.
O sistema de Shiga contra as cheias levou três anos para ser implementado, e é revisado a cada doze meses para poder ser aperfeiçoado, caso necessário.
A comitiva gaúcha também recebeu informacoes detalhadas sobre o funcionamento dos sistemas responsáveis pela elevação ou contenção do nível das águas dos rios. No final da agenda na Aquabiwa, o governador Eduardo Leite fez uma explanação sobre as ações do Plano Rio Grande.
O presidente da ALRS avaliou o dia de atividades como muito produtivo.”Estreitamos os laços diplomáticos e comerciais com uma das grandes províncias japonesas, e ainda pudemos conhecer de perto um sistema extremamente eficiente de prevenção às enchentes, o que pode fornecer subsídios importantes à ações no nosso Estado”, disse Adolfo Brito.
Em paralelo à agenda em Shiga, outro braço da comitiva, liderado pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e integrado por secretários, empresários e demais representantes do governo, esteve em visita à planta de hidrogênio verde da Mitsubishi Hi, em Takasago. Conhecida como Takasago Hydrogen Park, é a primeira instalação integrada do mundo para validação de tecnologias desde a produção até a geração de energia a partir do hidrogênio.
Nesta terça-feira (19), o governador, o presidente Adolfo Brito, o líder do Governo, Frederico Antunes e outros integrantes da missão se reunirão em Tóquio com a direção da Mitsubishi para avançar nas conversações sobre a possibilidade de implantação da planta de hidrogênio verde do RS.
Ainda durante segunda-feira, uma terceira parte da comitiva gaúcha realizou uma visita institucional à Assembleia Regional de Tóquio, onde foram apresentados à estrutura de funcionamento da Casa Legislativa. Participaram da agenda os deputados Issur Koch (PP), Delegada Nadine (PSDB) e Airton Lima (Podemos).