Acadêmicas e professores da Escola de Arquitetura e Urbanismo da IMED realizaram um estudo sobre o tema
O crescimento do uso do veículo particular até para pequenos percursos foi o que agravou o aumento progressivo dos congestionamentos nas cidades. Consequentemente houve também uma colaboração na degradação ambiental urbana, tanto na poluição atmosférica, como sonora e visual.
Através do desenvolvimento da urbanização e motorização, ocorre um desequilíbrio no tráfego dentro do perímetro urbano e o uso das bicicletas tem se tornado uma alternativa de mobilidade nos contextos urbanos.
Com o objetivo de propor uma análise da situação e utilização da infraestrutura para fins de mobilidade urbana, bem como levantar propostas de implantação de rede de ciclovias em Passo Fundo, acadêmicos e professores da Escola de Arquitetura e Urbanismo da IMED desenvolveram uma pesquisa sobre o tema.
O estudo, que contemplou coleta de dados por meio de aplicação de questionários à população e análise do sistema de mobilidade do município, envolveu as acadêmicas Jéssica Portella e Jennifer Domeneghini e os professores Dr. Alcindo Neckel e Esp. Linessa Busato.
Após o desenvolvimento e finalização do estudo, foi constatado que a implantação de uma ciclovia na cidade possui grande necessidade pela alta presença de ciclistas e pela falta de segurança e sinalização nas vias de tráfego. Atualmente, as cidades não propiciam o uso de transportes não motorizados mais sustentáveis, fazendo com que as bicicletas tenham que disputar espaço com carros e caminhões, ficando expostos ao barulho intenso e fumaça.
Também foi constatado que 57% das pessoas entrevistadas consideram a bicicleta um meio de transporte que oferece uma opção de lazer e ao mesmo tempo gera melhoria da saúde e qualidade de vida, além de 32% dos questionados apresentarem insatisfação com a falta de ciclovias na cidade.
Esse tipo de transporte demanda menos espaço em relação aos meios de transporte motorizados, acarretando um menor congestionamento, menos acidentes, além da contribuição para o meio ambiente e oferecendo uma melhor qualidade de vida para a população usuária.
Sendo assim, a visão populacional com relação a adequação desse meio de transporte por bicicletas é limitada, havendo uma extrema necessidade de estudos e conscientização populacional, pois existem lugares de fácil adequação para ciclovias em Passo Fundo, além de ser um meio de transporte muito desejado por oferecer ganho de tempo e relação custo benefício.











