Pincel, borrifador, produtos de limpeza, pano de microfibra e um celular. Foi com esse conjunto simples de equipamentos que Iago Custódio, de 28 anos, morador de Três Palmeiras (RS), viralizou nas redes sociais ao lavar placas de trânsito em rodovias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em menos de um mês, os vídeos compartilhados já somam quase 10 milhões de visualizações.
O perfil administrado por Iago, que também é dono de uma estética automotiva, reúne atualmente cerca de 130 mil seguidores. Alguns deles se autodenominam “PlacaLovers” e acompanham diariamente os registros das lavagens. “No primeiro dia de perfil, a gente tinha 10 seguidores. No segundo, a gente teve 30, se eu não me engano. No terceiro dia, a gente já tava com 31 mil seguidores. Então foi uma explosão, uma proporção muito gigante”, relata.
As lavagens começaram em Três Palmeiras, município da Região Norte do estado com 4,7 mil habitantes, e se expandiram para cidades como Nonoai e Erechim. Recentemente, ele também passou por Santa Catarina, durante uma visita a familiares. “Por onde a gente passa, que vê uma placa suja, a gente está lavando”, comenta.
Cada limpeza leva entre 10 e 20 minutos. Iago faz o trabalho com as próprias mãos, enquanto a esposa registra os vídeos sempre que pode. O conteúdo, segundo os seguidores, é mais do que entretenimento. “Além de gerar conteúdo, está prestando um bom serviço à sociedade”, escreveu um. Outro comentou: “É muito satisfatório ver esses vídeos, dá uma paz na alma”.
Iago sonha alto. “A meta é no mínimo um milhão, dois milhões [de seguidores]. Por que não sonhar? Vamos seguir firme. Enquanto tiver placa suja pelo Brasil, a gente vai estar lavando”, afirma.
Apesar da notoriedade, o rosto por trás das placas ainda é um mistério para o público. Mas essa identidade tem data para ser revelada: em setembro, Iago participará da limpeza de um avião em exposição, em Brasília, a convite de uma empresa parceira. Será sua primeira aparição pública como influenciador das placas limpas.
Reportagem: Redação
Grupo Planalto de Comunicação