Grupo Planalto de comunicação

Morre em Caxias do Sul Frei Clemente Dotti Religioso tinha 88 anos de idade e 70 anos de profissão na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Foto: Paróquia Imaculada Conceição / Divulgação

Faleceu no início da tarde desta terça-feira (8), o religioso, sacerdote e administrador Frei Clemente Dotti, aos 88 anos, na Casa São Frei Pio, em Caxias do Sul. Tinha 70 anos de profissão na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMcap) e 63 de vida sacerdotal.

Estava na Casa São Frei Pio desde o final de agosto, inicialmente com autonomia, mas depois necessitando de ajuda para caminhar. Possuía quadro de alzheimer e, nos últimos dias, estava se alimentando por sonda, e recebeu visita de amigos e familiares.

O provincial dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Frei Álvaro Mores, destaca que o Frei Clemente Dotti sempre foi um homem dinâmico e atualizado, e teve muita importância dentro da província.

Natural de Antônio Prado, Frei Clemente ingressou no seminário de Veranópolis em 1947, fez o noviciado em 1953, e professou os votos na Ordem em 1954. Estudou filosofia de 1955 à 1957. Realizou os estudos de teologia em Porto Alegre, de 1958 até 1961, ano em que recebeu a ordenação presbiteral, em Ipê, pelas mãos do então bispo de Vacaria, Dom Augusto Petró. Em 1975 formou-se bacharel em administração pela Fidene, de Ijuí.

Frei Clemente Dotti, além de religioso e sacerdote, teve grande importância para a comunicação da Serra Gaúcha e do estado. Entre 1975 e 2012, foi diretor administrativo da Editora São Miguel, da Livraria São Miguel, do Jornal de Caxias, do Correio Riograndense, além de superintendente da Rádio São Francisco por quase 30 anos.

Foi diretor da Associação Antoniana de 1997 à 2015. Em 1995, estando em Pádua, na Itália, por ocasião dos 800 anos do nascimento de Santo Antônio, foi o responsável por trazer uma relíquia do santo para Caxias do Sul. Em 2022, falou sobre isso em uma missa na Igreja dos Capuchinhos.

FONTE: RÁDIO CAXIAS

Facebook
Twitter
WhatsApp