Grupo Planalto de comunicação

Morre em São Paulo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos

O advogado criminalista e ex-ministro da Justiça Marcio Thomas Bastos morreu em São Paulo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O ex-ministro, de 79 anos, estava internado desde a terça-feira. Bastos fez parte do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente Bastos defendia a Camargo Corrêa e a Odebrecht no escândalo da Lava Jato.

Bastos era considerado um dos principais advogados criminalistas do Brasil. Antes de chegar ao Ministério da Justiça, durante o governo Lula (2003 a 2007), ele foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo e do Conselho Federal da entidade.

Entre as atuações de destaque de Bastos estão a acusação dos assassinos do ativista ambiental Chico Mendes, morto em 1988. Também teve atuação nos julgamentos do jornalista Pimenta Neves, assassino confesso da namorada, Sandra Gomide, em 2000, e na defesa do médico Roger Abdelmassih.

Bastos também defendeu o empresário Carlinhos Cachoeira, preso na operação Monte Carlo, em 2012. A ofensiva da Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização que explorava máquinas caça-níquel em Goiás. Na época, o então advogado de Cachoeira entrou com pedido de habeas corpus, negado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.

Fonte: Correio do Povo

Facebook
Twitter
WhatsApp