A mulher que ingeriu uma planta tóxica conhecida como “falsa couve” morreu na segunda-feira (13) em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Claviana Nunes da Silva, de 37 anos, estava internada desde o dia 8, após ser intoxicada pela planta identificada como Nicotiana glauca. O quadro de saúde dela piorou no domingo (12), por causa de uma grave lesão cerebral. O velório acontece nesta terça-feira (14), em Guimarânia, e o sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Municipal.
Outras três pessoas da mesma família também foram hospitalizadas após o consumo do vegetal, que foi colhido em uma chácara na zona rural e confundido com couve. Um dos homens, de 67 anos, recebeu alta um dia após o incidente. Outros dois seguem internados: um deles, de 60 anos, permanece em estado grave e em coma induzido, enquanto o outro, de 64 anos, apresenta melhora e pode receber alta nos próximos dias. A Polícia Civil instaurou inquérito e trabalha com a hipótese de envenenamento acidental.
A “falsa couve” é uma planta comum em áreas rurais e à beira de estradas, conhecida também como charuteira ou tabaco-arbóreo. Segundo especialistas, ela contém um alcaloide altamente tóxico chamado anabazina, capaz de causar paralisia muscular e respiratória. A professora Amanda Danuello, da Universidade Federal de Uberlândia, alerta que a Nicotiana glauca possui folhas mais finas, textura aveludada e coloração verde-acinzentada, o que pode gerar confusão com a couve verdadeira. Ela reforça que, em casos de ingestão, é fundamental buscar atendimento médico imediato.