Grupo Planalto de comunicação

Movimento de argentinos em Passo Fundo é o menor em anos Turistas retomam timidamente a presença em alta temporada do verão

Foto: Kleiton Vasconcellos/ Rádio Planalto News

Considerada a principal rota de passagem dos turistas que saem da Argentina rumo ao litoral catarinense, a BR-285, em Passo Fundo, traz ao município a visita dos estrangeiros. Durante muito tempo, Passo Fundo foi parada de pernoite no trecho percorrido pelos argentinos. Entretanto, a alta temporada de 2024 tem sido diferente.

Conforme o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal em Passo Fundo, Lúcio Finkler, há uma tendência de diminuição de argentinos. “Nós temos observado que esse movimento está maior que comparado aos anos de pandemia, mas não é significativo como antes de 2020” pontuou. Finkler também comentou sobre a situação cambial, que é desfavorável aos argentinos.

Quanto às ocorrências, Finkler conta que não houve registro na área de atuação envolvendo os turistas. Ele ainda orientou que, em caso de emergência, os brasileiros podem auxiliar os hermanos, através do telefone 191.

Baixa nos hoteis

Comparado a anos anteriores, o movimento dos argentinos dentro de Passo Fundo diminuiu. De acordo com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do município, Léo Duro, foram poucas as reservas.

Léo diz que antes da temporada de verão iniciar, em média cada hotel havia recebido de duas a três reservas dos turistas argentinos, que tinham como plano pernoitar em Passo Fundo. “Em dezembro a maioria das reservas foi cancelada. Mesmo assim, alguns vieram, sempre procurando preço, economia. Muitos trazem alimentos para não gastar aqui. O movimento é incrivelmente baixo” salienta.

O dirigente entrou em contato com colegas que atuam no litoral e a informação é de que, nas praias, também o movimento é baixo. “Havia uma expectativa que não se confirmou. Uma teoria é que eles deixem para vir ao Brasil quando a alta temporada acabar, em busca de menor preços” concluiu Léo Duro.

Novo hábito

Além de tudo, é possível observar um novo hábito dos argentinos. Anteriormente, programavam a parada em Passo Fundo, onde chegavam ao fim da tarde, pernoitando aqui e seguindo caminho cedo da manhã. Agora, saem do litoral mais cedo, cruzam em Passo Fundo pouco depois do meio-dia e seguem rumo à Argentina.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais