Prossegue a mobilização junto às rodovias em diversos pontos do estado do Rio Grande do Sul com o “Movimento Securitização Já”. São as manifestações pacíficas e sem cores partidárias, conforme anunciado, cobrando ações efetivas do governo e do Congresso diante das perdas econômicas causadas à agricultura.
No estado gaúcho, as preocupações se tornaram maiores em função das estiagens prolongadas e das enchentes que devastaram lavouras e propriedades rurais. A manifestação toma por base o Projeto de Lei 320/25, de autoria do senador Luiz Carlos Heinze, que propõe a securitização das dívidas rurais.
Na região de Passo Fundo, entre os locais se concentração estão Tio Hugo, Coxilha, Getúlio Vargas, Pontão e Vila Maria. A mobilização prosseguirá até que seja dada uma resposta às reivindicações.
Para tratar do movimento, a Rádio Planalto News (92.1), do Grupo Planalto de Comunicação, recebeu nesta segunda-feira, 2, participantes das manifestações no Norte do estado. São os agricultores que relataram as dificuldades enfrentadas. Além da presença dos debatedores no estúdio, diversas foram as manifestações por telefone e pelas redes sociais de ouvintes que acompanharam o programa por todo o estado do Rio Grande do Sul. A apresentação esteve a cargo de Dilerman Zanchet.
OUÇA AQUI O PROGRAMA: