Helen dos Santos é julgada na tarde desta terça-feira (17) em Passo Fundo, acusada pela morte de sua companheira, Viviane de Oliveira Favero.
A ré é acusada pelos crimes de homicídio, por motivo torpe, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, e contra a mulher por razões da condição de sexo feminino.
O crime ocorreu em 5 de junho de 2022, no bairro São Cristóvão, em Passo Fundo. Helen é acusada de disparar quatro tiros contra Viviane após uma discussão.
Segundo a denúncia, Helen teria disparado quatro vezes contra a vítima, atingindo o tórax, o abdômen e as costas. Logo após, ela teria fugido do local levando a arma de fogo, deixando Viviane gravemente ferida.
A vítima foi levada para atendimento médico, mas não resistiu e faleceu logo depois.
O crime foi classificado como feminicídio, devido à relação íntima entre a vítima e a acusada, e à motivação relacionada à posse e ao controle.
De acordo com o processo, Helen teria surpreendido Viviane enquanto ela estava dentro do carro, agindo de forma a dificultar qualquer chance de defesa.
Testemunhas afirmaram em juízo que o relacionamento entre as duas era conturbado e marcado por diversas brigas, agressões e, inclusive, episódios em que a ré teria ferido a vítima com facadas.
A repórter Ana Caroline Haubert acompanha o julgamento e, ao final, apresentará o resultado da sentença.
Na acusação, o Ministério Público é representado pelo promotor de Justiça Antônio Kepes.
A defesa de Helen é conduzida pelas advogadas Laís Franciele de Assunpção Wagner e Alice Rossatto Fredi.
O julgamento ocorre no Foro de Passo Fundo, presidido pela juíza de direito da 1ª Vara Criminal, Rosali Terezinha Chiamenti Libardi.