A Polícia Civil na quinta-feira (02), que localizou, em Garibaldi, na Serra, uma mulher, de 73 anos, considerada desaparecida desde 1979. Agentes a encontraram em um quarto de um hotel onde ela havia trabalhado, entre os anos de 1990 e 2000, no centro do município da Serra.
A investigação chegou ao local ao receber denúncias anônimas apontando que uma idosa era mantida em situação de precariedade no hotel. Durante o processo de identificação, os policiais concluíram se tratar da desaparecida – o que se comprovou a partir da comparação com amostras de material genético de uma irmã dela, coletados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) em 2021.
De acordo com a corporação, a idosa residia no local voluntariamente e, apesar de não apresentar sinais de maus tratos, vivia em condição descrita como insalubre. Os policiais também relataram que ela tinha quadro mental instável e dificuldades de comunicação.
Conforme o delegado Clóvis Rodrigues de Souza, a família da mulher mora em Cachoeirinha, na região Metropolitana. Um inquérito policial apura os motivos do desaparecimento, a ligação dela com o hotel e quando chegou a Garibaldi.
“Ainda não se sabe exatamente em que ano ela veio para Garibaldi e nem como ela chegou aqui. O que importa para nós, é que possibilitamos o reencontro dela com a família”, declarou o titular da DP do município serrano.
De acordo com Souza, uma irmã e dois sobrinhos reconheceram a idosa. Após o reencontro, os familiares a realocaram para uma casa de passagem. Após exames médicos, a mulher deve voltar a viver com os parentes, em Cachoeirinha.
“Foi emocionante presenciar um encontro de familiares, distantes há mais de 40 anos, sem saber se a pessoa desaparecida estaria bem de saúde, viva, enfim. Às famílias que têm um de seus membros desaparecidos: nunca percam as esperanças de um possível reencontro”, enfatizou o policial.
[foto=103646]
Fonte: Rádio Guaíba