Na tarde desta quinta-feira, 27, a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso) reuniu-se com a comissão de secretários da Prefeitura para discutir o reajuste salarial do quadro de servidores. A base para poder existir uma contrapartida de negociação surge da média aritmética dos últimos 12 meses do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA- (Índice de Preços ao Consumidor Acumulado) e do IGPM –( Índice Geral de Preços do Mercado). O índice apresentado pela administração foi próximo aos 5,5%, que foi imediatamente recusado pelo Sindicato, que solicitou um reajuste de 10% de aumento salarial.
De acordo com a comissão, há uma despesa de R$ 13 milhões em Precatórios a serem pagos em 2014, sendo que a maioria desse valor é originária de processos judiciais de terceirizados, e a diminuição de cerca de R$ 48 milhões na receita do Município impedem um maior reajuste. O Simpasso também sinalizou a possibilidade do percentual de reajuste levantado poderá ser feito em parcelas na folha de pagamento do servidor, sendo que 5,5% já no mês de março e o restante divididos nos meses seguintes, além de existirem outras possibilidades de diminuir as despesas da folha de pagamento sem atingir o servidor. “Estamos dispostos a negociar, mas que seja para o bem da categoria. Não podemos aceitar um reajuste inferior ao que foi dado ao salário mínimo e nem ao piso do magistério”, enfatiza Marcelo Ebling, presidente do Sindicato.
Outro fator que preocupou a diretoria da Entidade foi a reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), realizada no dia 26 deste mês, quando foi divulgada a nova meta da taxa de juros em 10,75%, ou seja, 0,25% maior do que a anterior, o que poderá desencadear um processo inflacionário nos próximos meses.
O Simpasso também informou que caso não haja evolução nas negociações, haverá uma grande mobilização dos servidores que anseiam por um aumento salarial equiparado ao do ano passado, que chegou a 9% de reajuste, considerado um valor inédito já negociado. Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 05 de março, às 14h.