Grupo Planalto de comunicação

Município propõe o realocamento de famílias que residem em área de risco no Bairro Manoel Portela

Objetivo é que os moradores sejam transferidos para uma área segura e com infraestrutura no Bairro Donária

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (22), a Prefeitura de Passo Fundo apresentou uma proposta de realocamento de aproximadamente 20 famílias que hoje residem em uma área de risco no Bairro Manoel Portela, na beira do Rio Passo Fundo, que sofreu prejuízos significativos com as chuvas. Por isso, o objetivo é que os moradores sejam transferidos para um local seguro, onde terão ajuda para construir as suas casas.
De acordo com o procurador do Município, Adolfo de Freitas, a fim de preservar vidas, a Prefeitura está tomando uma série providências para retirar pessoas de áreas consideradas de risco. “A Prefeitura quer realocar as famílias do Manoel Portela para um local seguro e juridicamente legal para que recebam as escrituras no futuro. A área na Donária tem infraestrutura, asfalto, parada de ônibus, escola e unidade de saúde. É a melhor opção que encontramos no momento”, enfatizou.
Jonatan Kovaski residia no Bairro Manoel Portela até a sua casa começar a desabar junto com o barranco às margens do rio. Na semana passada, ele, a esposa e a filha, de quatro anos, saíram às pressas, apenas com alguns pertences pessoais, e se alojaram em uma residência emprestada. Presente na reunião, ele manifestou interesse na realocação. “Nós não temos mais nada. Estamos morando de favor, sem o mínimo. Nunca achei que isto fosse acontecer. Por isso, eu acho a proposta da Prefeitura muito importante. Mesmo não sendo uma área perto do Centro, quem precisa terá um lugar seguro e ajuda para construir a sua casa”, disse.
Todas as famílias do Bairro Manoel Portela que estão em local de risco foram notificadas. Um mapeamento socioeconômico está sendo feito para avaliar a situação e a necessidades de cada uma.
Na próxima sexta-feira (24), a Prefeitura irá com os moradores interessados até o Bairro Donária para que eles conheçam a área e, assim, possam decidir se aceitam o realocamento.
Facebook
Twitter
WhatsApp