A Prefeitura de Passo Fundo tem implementado o programa Mutirão de Limpeza, uma iniciativa contínua de zeladoria municipal que abrange tanto os bairros quanto a região central da cidade. Além disso, o programa se estende a locais onde estão situados serviços públicos municipais, como unidades de saúde, escolas e praças.
Criado pelo prefeito Pedro Almeida em 2021, o Mutirão de Limpeza nos Bairros integra o Programa Cidade Limpa e conta com 50 colaboradores do Programa Apoiar e Comprometer (PAC), organizados em duas equipes. “Acreditamos que uma cidade limpa e organizada proporciona qualidade de vida para todos. Por isso, lançamos este programa que não só oferece oportunidades de trabalho, mas também assegura a manutenção dos espaços públicos através de atividades como varrição, corte de grama e recolhimento de lixo e entulho”, afirmou o prefeito.
O secretário de Transportes e Serviços Gerais (STSG), Alexandre de Mello, destacou que, no ano passado, o Mutirão de Limpeza realizou mais de 415 ações em 215 pontos da cidade, abrangendo cerca de 1.000 quadras em 45 bairros e vilas de Passo Fundo. “Este ano já registramos um número significativo de intervenções, com 282 ações em 154 pontos, abrangendo 420 quadras”, relatou Mello.
Ele também mencionou os investimentos recentes na aquisição de um caminhão poli guindaste, uma caixa contêiner para resíduos e um micro-ônibus para o transporte dos colaboradores. “Além disso, fornecemos uniformes completos, incluindo boné, camiseta, jaleco, calça, botina e EPI’s, para garantir a segurança e conforto dos trabalhadores”, acrescentou.
As equipes, divididas entre os turnos da manhã e da tarde, são responsáveis por serviços de zeladoria, como capina, varrição, roçada e recolhimento de resíduos nos espaços públicos e vias de circulação. Nesta terça-feira, as atividades estão concentradas na Rua Guarani, no Loteamento Berthier, onde está sendo realizado o acabamento e recolhimento de resíduos remanescentes da limpeza feita com maquinário na segunda-feira (03).