Grupo Planalto de comunicação

Neonazista alemão declara-se mulher para cumprir pena em presídio feminino Sven Liebich se autodeclarou mulher e quer cumprir sentença em unidade feminina da Alemanha

Foto: Sebastian Willnow

O líder neonazista alemão Sven Liebich, condenado por incitação ao ódio e difamação, mudou legalmente seu gênero para feminino e passou a se chamar Marla-Svenja Liebich. Ele pediu para cumprir sua pena em um presídio feminino em Chemnitz, no leste da Alemanha. A mudança foi feita com base na Lei de Autodeterminação, que permite alterar nome e gênero apenas com declaração em cartório, sem necessidade de laudos médicos ou decisão judicial.

Liebich foi condenado em julho de 2023 a um ano e seis meses de prisão por liderar células neonazistas e promover manifestações de ódio. A pena se tornou definitiva em maio de 2025, após o último recurso ser rejeitado.

Antes de ser transferido, ele passará por uma entrevista para avaliar se oferece risco às detentas. As autoridades ainda decidirão se ele permanecerá na unidade feminina ou será realocado, por questões de segurança.

A imprensa alemã informou que Liebich recentemente acionou a Justiça contra veículos de comunicação que questionaram sua identificação como mulher. Apesar da mudança de gênero, ele mantém histórico de declarações contra homossexuais e transexuais, o que gera dúvidas sobre sua conduta e a segurança das outras presas.

Facebook
Twitter
WhatsApp