Na Venezuela, o Natal chegará mais cedo neste ano. O presidente Nicolás Maduro decretou a antecipação da data para o dia 1º de outubro. A decisão é tomada em meio a um cenário político turbulento, em função da questionada reeleição de Maduro, no fim de julho. A Venezuela ainda enfrenta questionamentos em relação à lisura e à transparência do processo eleitoral.
Maduro anunciou a medida em seu programa de TV, Maduro +. “Está chegando setembro e se diz: ‘Setembro já cheira a Natal'”, afirmou. “E por isso, este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Começa o Natal em 1º de outubro para todos e todas. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança.”
Não é a primeira vez que o governo venezuelano antecipa as comemorações natalinas. Em ao menos duas ocasiões recentes, o Natal foi adiantado no país vizinho. Em 2013, após a morte do líder Hugo Chávez, a data foi 1º de novembro. Em 2020 e 2021, em meio à pandemia de Covid-19, o Natal foi realizado em outubro.