A Prefeitura de Nicolau Vergueiro decretou situação de emergência devido aos graves prejuízos causados pela estiagem. O Decreto nº 3.793/2025, assinado pelo prefeito Marcelo Felini nesta terça-feira (11/02), tem como objetivo viabilizar ações emergenciais e o acesso a recursos estaduais e federais, para minimizar os prejuízos e amenizar os efeitos da seca.
Conforme levantamento técnico da Emater, a estiagem já comprometeu significativamente a produção agropecuária do município, resultando em perdas estimadas de 60% na cultura do milho safrinha/silagem, 30% na soja e 15% na bovinocultura. Além disso, a redução no nível dos poços artesianos que abastecem a cidade tem agravado a crise hídrica, exigindo medidas para garantir o fornecimento de água.
Como parte das ações preventivas, a Prefeitura já havia adotado restrições no consumo de água tratada. Desde o dia 5 de fevereiro, um decreto municipal proíbe seu uso para atividades como irrigação, lavagem de veículos e calçadas. A população também é orientada a adotar práticas de consumo consciente no dia a dia para evitar o desperdício e garantir o abastecimento.