O 09 de setembro é dedicado para homenagens ao médico veterinário, visto ser o dia do profissional. Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, Mauro Moreira falou ao Grupo Planalto de Comunicação sobre o mercado e como ocorre a atuação na área.
Além de cuidar dos animais, cuida da nossa alimentação e do meio-ambiente. Passa pelo veterinário a saúde da vaca que gera o leite. Também atuação nas agroindústrias, pois cada uma tem um médico veterinário responsável.
Quanto ao avanço tecnológico na atuação do veterinário, Moreira explica que são mais de 40 áreas de atuação. A profissão é regida pela lei de 1969, mas requer atualização, como a especialidade de desastres, tão necessária no Rio Grande do Sul com a enchente de maio.
Relativamente ao estudo, Mauro Moreira salienta que o CRMV atua junto aos cursos superiores da área. “Ainda há um grande campo de atuação na clínica de pequenos animais, mas mostramos que existe a inspeção, agroindústria e pesquisa que precisam da mão de obra necessária” pontua.
Por fim, Mauro Moreira lembra que atualmente o cão e gato caseiros merecem um atendimento especializados, pois muitas vezes fazem parte da família, chamadas multiespécies. “O animal serve até de suporte emocional para as pessoas, como foi durante a pandemia. Há uma mudança comportamental e os profissionais estão preparados para isso” finalizou.