Entre as ações que já fazem parte do dia a dia da cidade, estão o Ecoponto Móvel, o reforço da limpeza na área central e no perímetro urbano, o recolhimento de móveis nas residências por meio de agendamentos via aplicativo, a ampliação do Mutirão de Limpeza nos Bairros e dois veículos de apoio para auxiliar na manutenção das áreas de contêineres
O cuidado com o meio ambiente a partir da limpeza da cidade é um compromisso que deve ser cumprido a partir de iniciativas públicas e a conscientização da sociedade. Pensando no papel de cada um neste processo, a Prefeitura lançou o programa Cidade Limpa, que envolve o poder público, empresas, entidades e a população na conservação de Passo Fundo com uma série de ações que têm como foco principal o descarte correto de resíduos sólidos. Nesta segunda-feira, 5 de junho, no Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura atualiza como está a implementação das medidas iniciais apresentadas em abril deste ano.
Entre as ações que já fazem parte do dia a dia da cidade, estão o Ecoponto Móvel, o reforço da limpeza na área central e no perímetro urbano de segunda-feira a sábado e o recolhimento de móveis nas residências por meio de agendamentos via aplicativo Cidadão On-line Passo Fundo, organizados pela Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, e dois veículos de apoio para auxiliar na manutenção das áreas de contêineres, serviço executado pela Codepas. Ainda, a ampliação do Mutirão de Limpeza nos Bairros com a inclusão de mais pessoas no Programa Apoiar e Comprometer (PAC). Outras ações estão em andamento e próximas de serem implementadas, como a coleta orgânica e seletiva duas vezes ao dia, que iniciará no dia 13 de junho, e a coleta de resíduos também nos feriados, já nesta semana.
Ao falar sobre o programa, o prefeito Pedro Almeida defendeu a importância de haver um comprometimento coletivo em prol da limpeza e que atente à proteção do meio ambiente. “O Cidade Limpa une serviços, conscientização e educação com iniciativas a curto, médio e longo prazo. É um desafio grande, mas temos potencial para trabalhar este tema junto com toda a sociedade. Quem ganha somos todos nós, que teremos uma cidade mais limpa, mais bonita e que descarta os seus resíduos adequadamente, preservando o meio ambiente”, disse.
O diretor-presidente da Codepas, Aislan Freitas, falou sobre o reforço da coleta e como vão operar os veículos de apoio na limpeza das áreas conteinerizadas. “Essa ação permite que, além das coletas realizadas diariamente com os caminhões, que serão ampliadas, duas equipes de apoio, que realizarão a organização, limpeza e higienização ao redor dos contêineres, reduzindo, assim, o acúmulo de resíduos descartados irregularmente e mantendo os espaços públicos ainda mais limpo”, destacou, enfatizando que a coleta nos feriados e o aumento de coletas diárias serão somadas a esta iniciativa.
O secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre Mello, comentou as ações da pasta, enfatizando a importância do Mutirão de Limpeza nos bairros, que hoje conta com 50 colaboradores, para o programa Cidade Limpa. “Em todo o ano de 2022, foram realizadas 420 ações, em 217 pontos da cidade, com 338 quadras que receberam trabalhos de limpeza e recolhimento de resíduos. Com a ampliação do programa em 2023, já superamos alguns números de 2022. Em apenas cinco meses de trabalho, já foram realizadas 220 ações, em 144 pontos da cidade, com 395 quadras que receberam trabalhos de limpeza e recolhimento de resíduos”, completou.
Ele também salientou que, com a homologação de uma empresa vencedora da licitação de limpeza urbana, haverá alterações significativas nesse trabalho. “As áreas que recebem os serviços de varrição foram ampliadas. O serviço será diário e iniciará às 5h da manhã”, pontuou.
Alexandre abordou, ainda, o Ecoponto Móvel como uma alternativa de contribuir com a limpeza dos bairros. “A secretaria já faz o recolhimento de móveis com solicitações pelo aplicativo Cidadão Online Passo Fundo e pelo telefone (54) 3313-7576. Agora, estamos disponibilizando, uma vez por mês, cinco caixas de contêineres de forma gratuita e de uso coletivo dos moradores da região contemplada com o serviço. Pretendemos, até o final do ano tornar este serviço semanal com a ampliação para 14 caixas de contêineres. Nesta primeira etapa, já foram contemplados com o serviço os bairros Vila Luíza e Lucas Araújo”, completou.
Acompanhamento
O diálogo com diferentes setores que atuam no meio ambiente, em programas sociais, na limpeza e manutenção da cidade serviu de base para a consolidação do programa Cidade Limpa. As ações partiram de um diagnóstico de desafios discutidos durante um fórum realizado pela Prefeitura em março.
De acordo com o prefeito, todas as ações iniciais deverão ser cumpridas em 2023. Ainda, outras iniciativas poderão ser integradas ao plano. “Faremos uma medição trimestral de indicadores para avaliarmos o que está sendo efetivo, o que melhorou a cidade e o que precisa ser ajustado. Queremos manter as entidades, as empresas e a sociedade na composição de propostas que visam uma Passo Fundo mais limpa”, argumentou.
Foto: Michel Sanderi