O bom desempenho do milho no Rio Grande do Sul, tanto para a produção de grãos quanto de silagem, reforça o papel estratégico da cultura nos sistemas produtivos e na economia gaúcha. É neste cenário que a Noite de Campo de Milho da Coasa se consolida como um espaço de troca de conhecimento, aproximação entre cooperativa, empresas parceiras e produtores, além de apoio direto à tomada de decisão nas propriedades.
O evento aconteceu nesta quarta-feira, 21/01, na Área Demonstrativa da Coasa, em Água Santa. Durante a atividade, foi apresentado o portfólio de híbridos implantado no local, com explicações sobre os manejos, considerando características produtivas, sanitárias e de adaptação às condições da região. De forma geral, as parcelas apresentam bom desenvolvimento e produtividade dentro das expectativas. Ao todo, foram apresentados 21 híbridos.
Ao longo da visitação, os associados(as) receberam informações parcela a parcela, com esclarecimentos sobre o posicionamento das cultivares nas lavouras e o uso do milho nos diferentes sistemas produtivos. “A gente sabe que ele é um grão muito importante na rotação de culturas e para a sustentabilidade da propriedade. Então, foi muito bom poder agregar conhecimento para o nosso associado”, explicou Marcos Fontana, técnico agrícola do Detec Coasa.
Conforme Pâmela Biffe, zootecnista do Departamento de Produção Animal – Fábrica de Rações da Coasa, a escolha adequada dos híbridos de milho impacta na qualidade da silagem e na eficiência da nutrição animal. “Por isso a gente falou sobre o processo da silagem, o planejamento, as análises bromatológicas, as características dos híbridos e os pontos de colheita. Falamos sobre vedação de silo e alguns pontos de atenção que se deve ter no dia de fazer silagem.”
A Noite de Campo de Milho encerrou com confraternização entre os mais de 700 participantes. De acordo com o presidente da Coasa, Orildo Germano Belegante, “foi o maior evento de noite de campo que a cooperativa realizou até hoje. Então, temos muito a agradecer. Foi muito conteúdo e isso é formidável, porque hoje o milho é uma das principais culturas da nossa área de ação e ele vai se tornar cada dia mais importante”.
Para João Fioravante Pezinato, associado de Cacique Doble, o milho representa oportunidade. “Vou levar o conhecimento de várias variedades de milho tendo noção de como eles vão agir nas próximas safras, porque quando termina uma safra tem que planejar a outra. Aqui conhecemos sementes, variedades, produtividade, resistência a doenças. Isso é muito importante para o agricultor se posicionar para a próxima safra”.
Durante o evento, a equipe comercial da Coasa também esteve presente para orientar os associados(as) sobre o Programa Pré-Certifica RS, esclarecendo dúvidas relacionadas à regularização de saldo de royalties. A iniciativa reforçou a importância da certificação dentro do prazo (13/02) como forma de garantir agilidade na entrega da safra.













