A Prefeitura de Passo Fundo, após autorização da Câmara Municipal, pode receber a doação de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) que está em construção no bairro Nenê Graeff. A nova unidade escolar será denominada “Uno a Uno con Amor” e atenderá crianças da Rede Municipal de Ensino, reforçando o compromisso da administração com a ampliação de vagas na educação infantil.
A doação inclui a construção da escola, realizada integralmente pelo doador. A área destinada à edificação possui 20.000 m², localizada entre as ruas Elias Bittencourt e Luiz Nardi, no loteamento Nenê Graeff. A escola será exclusivamente voltada para a educação infantil, atendendo crianças de zero a seis anos.
A nova EMEI, que foi doada pelos empreendedores argentinos Gerardo Luis Bartolome e Marcela Cecilia Grandolini, será a segunda do município a oferecer atendimento em turno integral para crianças de zero a seis anos. Com uma área construída de 900m², a escola contará com salas de aula, refeitório, sala de recursos para educação especial, horta pedagógica e espaços para atividades múltiplas, ampliando significativamente a oferta de vagas na rede municipal de ensino.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento de Passo Fundo. “A união de esforços entre o setor público e o privado, como vemos nesse caso, é fundamental para o progresso da nossa cidade, inclusive na Educação. A nova escola irá beneficiar muitas famílias daquela região e contribuirá para o aumento de nossa capacidade de atendimento para a faixa etária da Educação Infantil”, afirmou.
A edificação seguiu padrões técnicos e pedagógicos, e teve o acompanhamento e sugestões dos técnicos da Prefeitura ao longo da obra. Após a conclusão, a responsabilidade pela manutenção e conservação da edificação será assumida pelo município, assim como os custos de pessoal e mobiliário.
A previsão é que a obra seja concluída até o final de agosto, e a EMEI Uno a Uno con Amor já se integre ao rol de equipamentos públicos de Passo Fundo, oferecendo um espaço de qualidade para o desenvolvimento das crianças do bairro Nenê Graeff e arredores. O atendimento à comunidade será feito a partir do início do ano de 2025 com turmas de berçário, maternal I e Maternal II, totalizando 114 crianças em tempo integral.