Doutura Patrícia Jost participou da programação da Rádio Planalto News para falar sobre o tema
Entre as diversas campanhas realizadas em novembro, está a Conscientização Sobre o Zumbido. A data surgiu em 2006 e serve como alerta para o problema auditivo. A doutora Patrícia Jost participou da programação da Rádio Planalto News.?
A campanha do Novembro Laranja, tem como objetivo conscientizar a população sobre o aumento desses sintomas na população e motivar profissionais da saúde a se engajarem nas causas relacionadas ao zumbido.
O zumbido dos ouvidos (acufeno) consiste num som que tem origem no ouvido e não no ambiente. O zumbido é um sintoma e não uma doença específica. O acufeno é muito comum – 10% a 15% das pessoas padecem de algum grau de zumbido.
Conforme a doutora Patrícia Jost, o zumbido é ouvido somente pelo paciente, sem a dependência de um som externo. Essa situação atinge quase 28 milhões de pessoas no Brasil, que acabam convivendo com essa perturbação. As causas apontas vem de ansiedade a baixa qualidade do sono, passando pela perda gradual da audição.
Entretanto, a médica informa que existe tratamento para este problema. A indicação é realizar consulta, pois são mais de 300 as causas. O resultado vai de diminuição a remissão, dependendo do grau do zumbido.