Grupo Planalto de comunicação

Novo prédio da PRF contou com projeto do Núcleo de Arquitetura da UPF Iniciadas em 2022, as obras na 8ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Passo Fundo estão quase concluídas

Fotos: Camila Guedes e Carol Simor/UPF

Iniciadas em 2022, as obras na 8ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Passo Fundo estão quase concluídas. O projeto executado contou com o trabalho da equipe do Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário da UPF. A parceria, que já é antiga, permitirá uma nova estrutura, adequada ao trabalho, mais segura e melhor para o atendimento.

A obra teve início ainda em 2022 e passou por vários estágios e readequações. Conforme Rodrigo Callegari, chefe da 8ª Delegacia da PRF, o apoio da UPF nas demandas da Polícia vem de muito tempo e alguns projetos já foram feitos em parceria. Ele recorda que o projeto arquitetônico foi feito pelo Naduc e que isso foi o pontapé inicial para a busca de recursos para a obra.

A ideia inicial, segundo Calegari, envolvia uma pequena reforma, mas, com as movimentações, a equipe foi verificando que outras demandas eram urgentes também. Ele pontua que algumas atividades são desenvolvidas no espaço, como formações para os policiais e encontros educativos com as escolas e que o local não estava mais contemplando essas necessidades. “A construtora achou por bem então desmanchar e refazer do zero. Agora, teremos toda a estrutura com auditório, nova iluminação, ligando os dois trevos e melhorando, inclusive a segurança de todos que passam diariamente por aqui. Teremos também salas para todas as equipes, sala de educação por trânsito, um novo espaço para a administração, ambientes para alojamento de trânsito, garagem e todo pátio fechado e cercado, melhorando também a segurança para a equipe”, destacou, lembrando que a área foi aumentada em 400m², totalizando mais de 1000m² de área construída.

Com uma estrutura de 1970, o prédio da PRF foi um desafio para a equipe do Naduc. Para o responsável técnico pelo Núcleo, arquiteto e urbanista Luiz Eduardo Lupatini, a oportunidade de aprendizado foi o processo mais importante. “Foi um projeto muito interessante porque a gente trabalhou em estreita colaboração com a equipe da PRF. Por ser um projeto bem específico, com aplicação de diversas normas técnicas voltadas à segurança daquele local, demandou uma pesquisa muito grande de materiais e técnicas construtivas e também de fluxos internos específicos dessa unidade aqui para Passo Fundo”, comentou.

Conforme Lupatini, a parceria com a PRF é de extrema importância para o Naduc, já que reforça a atuação do Núcleo em projetos importantes no cenário da região. “Sem falar na oportunidade de colocar em prática os conhecimentos. A qualidade desse projeto é reflexo também da qualidade de formação do aluno aqui no curso de arquitetura da UPF, uma vez que a nossa equipe é composta por professores, alunos, o corpo técnico da Instituição, e tudo isso, esse produto que a gente entrega, acaba sendo o reflexo do que o aluno vê em sala de aula, do que ele aprende e da formação que ele tem aqui no curso”, observou.

Facebook
Twitter
WhatsApp