Grupo Planalto de comunicação

Novos pontos de ônibus de Passo Fundo foram desenvolvidos na UPF O projeto, desenvolvido no Laboratório de Inovação Tecnológica em Projeto, Processos de Fabricação e Materiais (Lintec-UPF), foi encomendado pela Secretaria de Planejamento do município, que forneceu um conceito base das instalações

Foto: UPF (Divulgação)

Os novos pontos de ônibus que estão sendo instalados nas principais vias da cidade foram desenvolvidos na Universidade de Passo Fundo (UPF). O projeto, desenvolvido no Laboratório de Inovação Tecnológica em Projeto, Processos de Fabricação e Materiais (Lintec-UPF), foi encomendado pela Secretaria de Planejamento do município, que forneceu um conceito base das instalações.

O desenho dos novos pontos de ônibus foi feito pela equipe de arquitetura da Prefeitura de Passo Fundo, que forneceu o conceito visual do projeto, estabelecendo as diretrizes para a elaboração do modelo técnico.

Colaborador do Lintec, Ademilson Setti foi um dos responsáveis pela criação dos modelos dos novos pontos de ônibus. Segundo ele, o Laboratório ficou a cargo de toda a concepção tátil das estruturas, desde o chassi até a parte elétrica. “Nós desenvolvemos todo o projeto técnico e básico para a confecção dos abrigos, e definimos o material necessário, espessura e perfil dos equipamentos e outras definições técnicas mecânicas”, nos conta.

Após a conclusão, o projeto foi devolvido à prefeitura que ficou responsável por lançar um novo edital de contratação da empresa que está fazendo a fabricação e instalação do mobiliário.

Agora, com os novos pontos de ônibus enfim saindo do papel, o Lintec está desenvolvendo um trabalho de fiscalização e conferência das instalações. “Nós fomos até a empresa fazer uma inspeção para saber se estavam seguindo corretamente o memorial técnico desenvolvido pela nossa equipe, e agora estamos acompanhando a instalação dos pontos na cidade”, informou Ademilson.

De acordo com Eduardo Barbosa, engenheiro da Prefeitura, os novos abrigos de ônibus serão instalados ainda no primeiro semestre deste ano. Em uma primeira etapa, 12 pontos foram selecionados, localizados nas principais vias da cidade. O prazo de conclusão é de 30 de junho de 2024.

Depois, mais cinco paradas de ônibus serão concluídas em uma segunda etapa, com prazo estipulado para mais dois meses, sem data definida.

Facebook
Twitter
WhatsApp