A violência contra os jovens aumentou 4% no Rio Grande do Sul na última década, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos. Por ano, mas de 600 jovens com idades entre 15 a 24 anos são vítimas de homicídio no estado.
Em todo o estado, o número de jovens assassinados passou de 604 em 2001 para 628 em 2011. Em Porto Alegre, no mesmo período, o aumento foi maior, de 4,5%, passando de 176 para 184, de acordo com o mesmo estudo.
No total de assassinatos registrados em 2011 no estado, 29% dos crimes envolveram jovens. Em Porto Alegre o número é maior ainda: 35%. Segundo especialistas, a necessidade de interromper os estudos e a falta de oportunidades de emprego são algumas das causas.











