Grupo Planalto de comunicação

O exemplo materno da Pastoral da Criança

Em meio à semana de comemoração às mães, a equipe de reportagem da Rádio Planalto foi conhecer o trabalho desenvolvido na cidade e na região, pela Pastoral da Criança da Arquidiocese de Passo Fundo. Com muito carinho, amor e empenho, a equipe da Pastoral se dedica diariamente a ajudar centenas de famílias que passam por dificuldades, principalmente no que diz respeito ao tratamento e cuidado com os filhos.

Dona Iracema Posser é mãe de quatro filhos e também a responsável pelo acompanhamento de diversos casos assistidos pela Pastoral. Muitas vezes os atendimentos e visitas em residências das famílias, exige muita frieza e força, já que as situações encontradas são de cortar o coração. “Há muitos casos de rejeição familiar, pelos mais variados motivos, que fazem com que os filhos se desenvolvam em um ambiente desfavorável a eles e propício para que cresçam sem uma formação adequada e uma visão de mundo totalmente desvirtuada”, afirma a “mãezona” da Pastoral.

O trabalho de aproximação entre pais e filhos se dá progressivamente e através de diálogo. Muitas mães, por exemplo, precisam de um acompanhamento especial de orientação, sobre a dependência de seus filhos por elas. “Existem mães que não querem ter o filho, mas que não fazem a mínima ideia do quanto essa atitude pode refletir na vida da criança. Por isso nós buscamos orientar as mães sobre a importância que elas têm na formação e no crescimento da criança, desde os primeiros momentos de vida”, disse Dona Iracema.

Que a luta e o trabalho das “mães” solidárias da Pastoral, sirvam de exemplo para as mulheres que pensam ou já usufruem do sentimento materno e da responsabilidade de gerar e criar um filho. Uma criança necessita de cuidados especiais e o foco dos pais deve ser voltado sempre em primeiro lugar para os pequenos.

Facebook
Twitter
WhatsApp